Com o objetivo de estreitar relações comerciais e econômicas com a República de Camarões, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), Marcos Guerra e o presidente do Conselho Temático de Comércio Exterior (Concex), Marcílio Machado, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), promoveram um seminário de investimentos e negócios com o país africano nesta segunda-feira (16), no plenário da Federação.
Aproveitando a oportunidade da estada da seleção de Camarões em Vitória, em função da Copa do Mundo, uma comitiva de empresários camaroneses, solicitou ao Sistema Findes que realizasse esse intercâmbio de informações e de negócios com a indústria capixaba, ao que o presidente Marcos Guerra acedeu com muita satisfação.
“Nós, capixabas, somos hospitaleiros, recebemos a seleção de Camarões aqui na nossa capital e temos interesse em debater negócios e oportunidades de investimentos com este país. A Federação das Indústrias tem um Conselho Temático que discute essas parcerias com os países de interesse. Temos uma relação ainda tímida com o país de vocês, mas esperamos, a partir deste encontro, avançar nestes entendimentos”, disse Guerra ao receber a comitiva africana.
Ainda em sua mensagem de boas-vidas, Marcos Guerra fez aos camaroneses uma breve explanação das potencialidades industriais e econômicas do Espírito Santo, colocando o Sistema Findes à disposição dos visitantes.
Na seqüência, o presidente do Concex, Marcílio Machado, apresentou aos camaroneses as características socioeconômicas do Espírito Santo.
“Nosso Estado está num posicionamento estratégico, é litorâneo e próximo ao eixo econômico mais importante do Brasil. Somos vizinhos do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Temos grandes plantas industriais que exportam matéria-prima, como minério de ferro, celulose, chocolates, café, entres outras. O nosso Estado está intensificando seus negócios com o exterior e se tornando muito competitivo”, pontuou Marcílio.
Durante a apresentação das potencialidades capixabas, Marcílio destacou as indústrias moveleiras, de veículos, de confecções, da construção civil, metalúrgica, petróleo e gás, mármore e granito, entre outras existentes em nosso Estado.
Agradecendo o apoio e a receptividade do presidente Marcos Guerra, o presidente da empresa Ortho Services, o camaronês Minyem Alain, disse que ficou surpreso com as oportunidades apresentadas pelo Sistema Findes e que o Estado está muito avançado em infraestrutura e, principalmente, na construção civil.
“Temos um grande interesse em investidores de diversos setores que foram aqui apresentados. No setor da construção civil somos mais carentes, estamos abertos para o desenvolvimento, para a vinda de empresas capixabas ao nosso país, já que se mostraram tão competitivas e tecnologicamente avançadas”, concluiu.
Ao final do seminário, o diretor-executivo da Câmara de Comércio Brasil/Camarões, Robson Nobrega, disse aos empresários capixabas presentes ao encontro que a nação africana apresenta uma política econômica estável e que o governo camaronês oferece muitos incentivos aos investidores que levam desenvolvimento e sustentabilidade para o país.
Nas conclusões, ficou definido que a Câmara de Comércio Brasil/Camarões vai disponibilizar para o Sistema Findes os editais de licitações e contratações de serviços que o Governo de Camarões vier a lançar a partir desta data.
Estiveram presentes neste seminário o presidente da Câmara de Comércio de Camarões e Brasil, Thomas Tchuffa a subsecretária de Estado de Desenvolvimento (Sedes), Mayara Chaves; presidentes de sindicatos filiados ao Sistema Findes; diretores executivos do Sistema; o diretor da Câmara de Comércio Brasil/China, Carlos Eiras; e o secretário executivo da Geres, Clóvis Vieira.