Findes participa de lançamento da agenda integrada de desenvolvimento de Vila Velha

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) participou na manhã desta quinta-feira (11) do lançamento da “Agenda Integrada de Desenvolvimento de Vila Velha – 2021”. Representando a Federação, estavam a presidente da Findes, Cris Samorini, o vice-presidente da Findes e presidente do Conselho Temático do Desenvolvimento Regional (Conder), Luiz Almeida, o Diretor Regional da Findes Vladimir Rossi e o presidente emérito da Findes Helcio Rezende Dias.

Cris Samorini destacou a importância da mobilização de todos os atores para o sucesso da iniciativa: “Essa agenda é uma contribuição do setor produtivo para apoiar a administração municipal. Acredito que planejamento e união de esforços sejam a chave para o desenvolvimento”.

Na ocasião, a presidente da Findes citou o Indicador de Ambiente de Negócios (IAN), ferramenta da Findes que colaborou para a elaboração da agenda discutida no evento e que também pode contribuir na sua execução. O IAN é constituído por 39 indicadores, divididos em 4 eixos: infraestrutura, potencial de mercado, capital humano e gestão fiscal. Vila Velha faz parte do mesmo cluster de Vitória, Serra e Cariacica.

“No IAN 2020 Vila Velha está na 3ª posição no seu cluster (nota 5,78), atrás de Vitória e Serra e à frente de Cariacica. Mas o município perdeu uma posição em relação a 2019. Vemos aí oportunidade de identificar onde ele pode avançar. Quando olhamos o eixo ‘educação’ percebemos que o município avançou de 2019 para 2020 (variação de 0,746 entre os anos).  O desempenho em 2019 foi de 3,18. Em 2020 foi 3,93. Já a ‘gestão fiscal’ teve o pior resultado do cluster desempenho foi de 7,62 em 2019 e 6,27 em 2020 (variação de -1,349)”, disse a presidente da Findes.

Cristal Carvalho, presidente da Assevila, falou sobre o interesse de realizar um projeto que impactasse toda a sociedade de Vila Velha e que somasse na vida de todos. “Foram muitos meses de trabalho e reuniões, se dedicando para realizar essa agenda integrada. Dialogamos com todos os atores e posso dizer que é uma luta pelo coletivo. Nosso objetivo é ver o desenvolvimento do nosso município”, disse Cristal.

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, falou no evento sobre sua insatisfação em ver o município canela-verde em 3º lugar no IAN. “Estamos empenhados em mudar essa situação. Vamos colocar Vila Velha em primeiro lugar neste ranking. Já existe uma energia muito forte no serviço público organizacional para conseguirmos fazer as entregas que a população precisa e merece”, disse Arnaldinho.

Na ocasião, o prefeito de Vila Velha apresentou ainda um vídeo sobre as ações realizadas nos seus primeiros 70 dias de gestão. O slogan da apresentação foi “Vila Velha do Futuro”.

Sobre o Comitê Integrado de Desenvolvimento de Vila Velha

A ideia de construir essa agenda nasceu nas reuniões da Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila), elaborada por representantes econômicos da cidade. O projeto reúne propostas de projetos e ações, distribuídos em eixos, considerados relevantes para promoção do desenvolvimento sustentável do município. O documento foi produzido em parceria que incluiu o Ideies, Órgãos Federais e Estaduais, a Prefeitura e o ES em Ação.

 

Por Raianne Trevelin

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

8 de maio de 2024
ES vai ganhar unidade do Senai especializada em mobilidade elétrica
2 de maio de 2024
Informe Estratégico – Receita Federal esclarece decisão sobre desoneração da folha de pagamento
2 de maio de 2024
Museu 100% interativo é atração inédita na reabertura do Centro Cultural Sesi