Findes firma parceria com o Governo Federal no programa Acredita no Primeiro Passo

A assinatura de execução do programa no Estado aconteceu durante a 16ª Conferência Estadual de Assistência Social, em Pedra Azul. Foto: Mateus Fonseca/Governo do ES

Para o presidente da FINDES Paulo Baraona, a união entre o poder público e setor produtivo é essencial para promover políticas de geração de trabalho e renda. 

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES) assinou a adesão ao programa Acredita no Primeiro Passo, do Governo Federal, nesta sexta-feira (24), em Pedra Azul, Domingos Martins. A iniciativa tem como objetivo impulsionar a população cadastrada no CadÚnico a melhorar de vida por meio do trabalho, da qualificação profissional e do empreendedorismo. 

A assinatura de execução do programa no Estado aconteceu durante a 16ª Conferência Estadual de Assistência Social, com a presença do ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, e do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. A partir da adesão, a FINDES vai atuar na divulgação do programa para suas empresas associadas e para o setor industrial capixaba, reforçando o compromisso da Federação com a geração de oportunidades e o desenvolvimento social no Estado.  

Para o presidente da FINDES, Paulo Baraona, a união entre o poder público e setor produtivo é essencial para promover políticas de geração de trabalho e renda. “É um orgulho para FINDES participar do programa. Essa é uma pauta que a CNI e a Federação vêm defendendo há bastante tempo. O programa vai retirar barreiras de acesso, apoiar o trabalhador em sua jornada e estimular o empreendedorismo com responsabilidade”, afirma. 

Em sua fala, o presidente destacou, ainda, que uma das prioridades da Federação é fortalecer o ambiente de negócios com mão de obra qualificada. “E o nosso Senai é protagonista em capital humano. Tanto é que nove em cada dez ex-alunos da instituição estão empregados”, complementa. 

O ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, também reforçou a importância da parceria. “Neste mandato, a gente quer se aproximar com o setor privado. Por isso, é muito importante a presença da Federação das Indústrias e da indústria”, declarou o ministro. 

Um dos diferenciais do Acredita no Primeiro Passo é a possibilidade de que beneficiários de programas sociais possam ser contratados formalmente sem perder o benefício por um período de até 12 meses. “A parceria com o Governo Federal reforça nosso compromisso com a inclusão produtiva. Queremos que mais capixabas tenham acesso à formação, ao emprego e ao empreendedorismo, construindo caminhos sustentáveis de geração de renda”, concluiu o presidente da FINDES. 

Indústria do ES adere ao programa 

A Frisa Frigorífico é uma das indústrias capixabas que aderiu ao programa Acredita no Primeiro Passo,  durante o evento. O diretor administrativo da empresa, Edval Furieri, realizou a assinatura e afirma que a participação reflete o compromisso da empresa com iniciativas que buscam promover o emprego e a inclusão social.  
 
Acreditamos que é uma maneira de contribuir para fortalecer as comunidades das regiões onde atuamos e construir um futuro mais digno, ampliando as oportunidades no mercado de trabalho. É um orgulho ser uma das primeiras empresas a aderir ao programa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, que tem como meta oferecer autonomia a pessoas de baixa renda”, afirma Furieri.  

Todas as vagas abertas na empresa foram disponibilizadas ao Governo Federal, que ficará responsável pela divulgação aos beneficiários. O próximo passo é a seleção dos candidatos. 

Sobre o programa 

O Programa Acredita no Primeiro Passo foi criado pelo Governo Federal para ajudar famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico a melhorar de vida através do trabalho e do empreendedorismo. 

A iniciativa oferece cursos profissionalizantes, apoio para quem busca emprego e oportunidades para quem quer abrir seu próprio negócio, incluindo acesso a microcrédito com juros baixos e orientação especializada. Podem participar pessoas entre 16 e 65 anos que tenham seus dados atualizados no CadÚnico. O programa dá atenção especial a mulheres, jovens, pessoas com deficiência, comunidades negras e populações tradicionais, como ribeirinhos e quilombolas, que muitas vezes enfrentam mais dificuldades para conseguir oportunidades. 

Por Rita Benezath 

 

Mais informações | SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente

Telefone: 0800 102 0880   Whatsapp: 27 99841-2270(clique aqui)
E-mails: [email protected] | [email protected] | [email protected] | [email protected]

 

RELAÇÕES COM A IMPRENSA | FINDES  

Rita Benezath – Assessoria de Imprensa 
Telefone: (27) 99623-8089
E-mail: [email protected]

Anderson Barollo – Assessoria de Imprensa 
Telefone: (27) 99623-8089
E-mail: [email protected]

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

28 de outubro de 2025
Informe Estratégico – Geolocalização como meio de prova para afastar horas extras
27 de outubro de 2025
Fórum IEL de Gestão 2025 traz ao Espírito Santo uma das maiores referências globais em empresas familiares 
27 de outubro de 2025
Diálogo entre Lula e Trump é avanço concreto nas tratativas para reverter o tarifaço, avaliam CNI e FINDES