Findes firma convênio para estimular desenvolvimento de Iconha

 

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) recebeu nesta quarta-feira (05), para uma visita institucional, o prefeito de Iconha, Gedson Brandão, e sua equipe. O objetivo do encontro foi estreitar laços e conversar sobre projetos da região para o desenvolvimento do município.

Participaram da reunião a presidente da Findes, Cris Samorini, o chefe de Gabinete da Presidência da Federação, Leonardo de Paula, o vice-presidente da Findes Luiz Almeida e o diretor do Ideies, Marcelo Saintive. Também estavam presentes o presidente da Câmara de Vereadores de Iconha, Vitor Caprini, o vice-presidente da Casa de Leis, Fábio Dalbom, e a vereadora Alessandra Lorencini.

Na ocasião, o prefeito apresentou um projeto elaborado em conjunto com o governo do Estado para implantar um polo industrial no munícipio.

A presidente Cris Samorini destacou a importância de unir os esforços e apoiar as iniciativas.

“A Findes está à disposição para colaborar e estimular o desenvolvimento da cidade. Vamos firmar um convênio de cooperação para que possamos atuar em sinergia, em favor do desenvolvimento regional. Vamos trazer esse projeto para a área de Defesa de Interesses da Federação. Dessa forma, teremos uma relação formal com a municipalidade para tratar todos os nossos projetos”, disse Cris Samorini.

No encontro, a presidente da Findes citou algumas ações importantes, como, as Dez Medidas Contra a Burocracia no Licenciamento Ambiental – um projeto com recomendações aos municípios capixabas para descomplicar os processos de licenciamento. O objetivo é melhorar o ambiente de negócios e, assim, atrair investimentos, gerar oportunidades e renda, além de incrementar a arrecadação.

Durante a reunião também foram destacadas as Parcerias Público-Privadas (PPPs).

“Com a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), firmamos em novembro de 2020 um convênio de cooperação técnica para estimular as PPPs. Daremos apoio técnico e jurídico para que as prefeituras possam fazer essas parcerias em áreas como saneamento básico e iluminação pública, atraindo assim investimentos e melhorando a prestação de serviços para a população”, comenta Cris Samorini.

Dados de Iconha

O diretor executivo do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo (Ideies), Marcelo Saintive, apresentou o Indicador de Ambiente de Negócios (IAN), ferramenta que além de possibilitar a análise de evolução dos indicadores, também permite maior grau de comparabilidade, entre agrupamentos de municípios (clustes e regiões) e com quaisquer outros municípios do Estado.

Em 2020, Iconha assumiu a 3º Posição do IAN entre os 78 municípios capixabas, aumentando uma posição em relação a 2019. Esse bom resultado é derivado, especialmente, do desempenho do município nos indicadores do eixo de infraestrutura, em especial da categoria de transportes, com redução no indicador de óbitos de acidentes de transportes terrestres, possivelmente, reflexos das melhorias na BR 101, decorrentes das obras feitas pela empresa concessionária da rodovia.

“O eixo capital humano também contribui positivamente para o IAN, Iconha assumiu a 2ª posição no Estado para esse eixo, com destaque para a categoria educação, em especial pelo bom desempenho do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do nível médio. De acordo com os indicadores do IAN, Iconha aparenta estar trilhando um bom caminho em busca de um ambiente negócio propício para atração de novos investimentos, ampliação dos negócios já existentes, em busca de maior geração de emprego e renda”, comenta Marcelo Saintive.

 

Por Raianne Trevelin

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

10 de maio de 2024
Senai ES vai investir mais de R$ 34 milhões em unidade de ensino no Porto de Vitória 
9 de maio de 2024
PIM-PF: indústria do ES cresce 5,5% no primeiro trimestre de 2024
8 de maio de 2024
ES vai ganhar unidade do Senai especializada em mobilidade elétrica