Falta de planejamento, capacitação e gestão, são as principais razões para falência das empresas

Em webinar, realizada nesta quinta-feira (17), foi destacado que as principais causas de falência das empresas são a falta de planejamento, capacitação e gestão nos negócios. Com o apoio do Fórum + Negócios, o Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa (Compem) da Findes, convidou o autor do livro “Transformando dificuldades em oportunidades lucrativas”, Paulo Costa, para falar sobre o assunto.

De acordo com pesquisa do Sebrae, 68% das empresas funcionam sem nenhum apoio, consultoria ou trabalho de orientação. E 49% dos empresários não tem conhecimento, habilidade ou até mesmo experiência de mercado.

Paulo Costa destaca algumas fases que governam a empresa. As primeiras são: criação, crescimento e maturidade, onde tudo caminha bem, os fornecedores entregam as mercadorias, os funcionários estão motivados e, portanto, não faltam ao trabalho, e os clientes ainda cumprem com os pagamentos.

 

“As sete fases”

 

 

A partir da quarta fase, que é chamada de turbulência, os sinais de uma crise começam a aparecer. “O primeiro modelo de pessoa, não percebe os sinais. O segundo, a pessoa até percebe, mas não toma nenhuma atitude. O terceiro, percebe os sinais, mas sem orientação toma atitudes erradas e sem planejamento. O quarto modelo, a pessoa percebe e busca uma orientação”, disse Paulo.

Após os sinais, e sem uma gestão do negócio, chega a fase do caos, onde o empresário não consegue ver a “luz no fim do túnel”. A fase da renúncia, é onde a única saída é fechar as portas da empresa. Nos primeiros dias, vem a fase de estagnação, e ao passar dos dias, a pessoa entra na reflexão e se pergunta o motivo pelo qual tudo isso aconteceu.

“As empresas não vão a falência por causa de crise, concorrência e impostos. O que mata a empresa é a mente do dono. Se você não tem resultados, e continua fazendo as coisas do mesmo jeito, a única coisa que vai mudar é o resultado do seu exame médico. Muitas pessoas desenvolvem problemas de saúde neste processo de turbulência na empresa”, disse Paulo.

 

“Problemas de saúde”

 

 

 

 

Por Raianne Trevelin

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

26 de abril de 2024
Multinacional de petróleo e gás vai apresentar os investimentos que fará no ES
25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo