Evento na Findes mostra os caminhos para obtenção de recursos em projetos de inovação

O workshop “Recursos para inovação”, realizado em Vitória nessa terça-feira, dia 6 de junho, mostrou as ferramentas disponíveis para captação de recursos em inovação. O evento contou com um debate entre os participantes

“Recursos financeiros para inovar existem, até em grande quantidade atualmente. O que falta ao empreendedor capixaba são bons projetos, ou apenas que saibam que esses recursos existem e estão disponíveis para todos os setores da indústria”. Foi com essa afirmação que o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, abriu oficialmente o workshop “Recursos para inovação”, realizado nessa terça-feira, dia 6 de junho, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), em Vitória. Uma realização do Sistema Findes, por meio de Divisão de Inovação (Inova Findes), e do Sebrae/ES, o evento teve como objetivo apresentar algumas das principais ferramentas existentes atualmente para captar recursos em inovação, promovendo um ambiente de interação entre os ofertantes desses recursos e os empreendedores interessados.

O presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, ressaltou que há recursos em inovação para todos os segmentos da indústria capixaba

Marcos Guerra destacou a importância do investimento em inovação tecnológica para o sucesso de um negócio. “Mesmo em um momento tão difícil político e economicamente como o atual, não faltam recursos para inovar, muito mais do que em anos anteriores. Temos programas – que serão apresentados neste workshop – que possuem até 90% de subsídios em relação ao total a ser investido em um projeto. Portanto, o momento de inovar é agora”, incentivou.

A seguir, o presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Espírito Santo (Sindinfo), Luciano Raizer, um dos fomentadores das ações em prol da inovação dentro do Sistema Findes (ele foi presidente do Conselho de Política Industrial e Inovação da Findes, o Conpetc), lembrou da necessidade de alinhar as fontes de recursos aos empreendedores. “Como Marcos Guerra citou, recursos não faltam, e estão disponíveis para todos os setores da indústria capixaba. Contudo, precisávamos alinhar as duas partes numa estratégia em comum para teremos projetos melhor elaborados e maior captação de recursos”, disse Raizer.

O presidente do Sindinfo, Luciano Raizer, por sua vez, ressaltou a necessidade de se alinhar os interesses dos empreendedores com as entidades de fomento à inovação

Finalizando a solenidade de abertura do workshop, o diretor-técnico do Sebrae/ES, Benildo Denadai, reforçou as falas anteriores, mas enfatizou a urgência em “sair do quadrado” para criar um novo negócio. “As empresas de maior valor de mercado no mundo atualmente são as de tecnologia que investem o tempo inteiro em inovação. Portanto, quem fará a diferença nos próximos anos será quem usar da criatividade e da inovação em seu negócio. Contudo, aqui no Brasil, ainda estamos muito agarrados na burocracia. Nós, no Sebrae/ES, estamos buscando simplificar ao máximo os processos para que um empreendedor consiga captar recursos para inovação”, destacou.

As apresentações

Veja o resumo das apresentações realizadas no workshop.

O Sistema Indústria e a Mobilização Empresarial pela Inovação – MEI Tools: onde estão os recursos para inovação?

Zil Miranda, da CNI, mostrou como funciona o sistema da MEI Tools

A especialista em Desenvolvimento Produtivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e responsável pelas Agendas de Financiamento à Inovação e Recursos Humanos da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), Zil Miranda, mostrou como funciona o sistema MEI Tools, ferramenta da CNI que reúne os instrumentos para fortalecer a capacidade inovativa dentro das empresas. “Dentro do MEI Tools, dispomos de uma espécie de guia em que o empreendedor pode informar-se sobre o que há de disponível em recursos para inovação. Se há recursos disponíveis, estaremos divulgando”, disse Zil Miranda.

Tenha acesso aos dois materiais apresentados sobre o assunto: apresentação sobre MEI Tools e a cartilha

EMBRAPII – Como sua empresa faz parceria com Senai, Sebrae e Ifes

Carine Zorzanelli, do Sebrae/ES, falou sobre os projetos do Sebrae/ES relacionados à EMBRAPII

A analista da Unidade de Atendimento à Inovação e Sustentabilidade do Sebrae/ES, Carine Zorzanelli, o diretor de Planejamento e Negócios do Polo de Inovação Vitória do Ifes, Estéfano Aparecido Vieira, e o representante do Senai (Diretório Nacional), Luiz Gustavo Delmont, explicaram como utilizar as ferramentas de acesso aos projetos financiados pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) a partir do apoio de suas respectivas instituições. “Estamos abertos a projetos de todos os segmentos da indústria capixaba”, disse Estéfano, que exemplificou as diversas ações dos polos do Ifes espalhados pelo Espírito Santo. Já Luiz Gustavo Delmont citou que “basta bater na porta do Senai – e também do Sesi e do IEL em todo o país – que temos um programa de captação de recursos ou mesmo suporte técnico e financeiro para sua empresa”.

Veja das apresentações: Senai, Sebrae e Ifes

Edital de inovação para a indústria – Sesi, Senai e Sebrae

Iomar Cunha, do Inova Findes, falou sobre os editais em inovação disponibilizados por Sesi, Senai e Sebrae

O gerente da Divisão de Inovação do Sistema Findes (Inova Findes), Iomar Cunha, destacou em sua apresentação os editais disponibilizados por Sesi, Senai e Sebrae, tanto em seus diretórios regionais quanto em âmbito nacional, para o fomento a projetos inovadores. “Iniciamos esse trabalho em 2009, com nove projetos fomentados e cerca de R$ 9 milhões em recursos captados. Em 2016, já com a entrada do Sebrae nesses editais, saltamos para R$ 25 milhões em recursos. Portanto, para cada modalidade de negócio, há uma fonte de recursos em inovação disponível. E a tendência é que esses recursos cresçam ainda mais”, disse Iomar.

Leia o Edital na íntegra

Ofertas locais de apoio à inovação: Sebraetec, Bandes Inovação, Fapes/Sinapse da Inovação

O diretor-presidente da Fapes, José Antônio Bof Buffon, destacou que há recursos disponíveis para projetos dos mais simples aos mais complexos

A respeito das ofertas locais de apoio à inovação, palestraram o analista da Unidade de Atendimento à Inovação e Sustentabilidade do Sebrae/ES, Arnaldo Marques, o gerente de Relacionamento do Bandes, Ezequiel Loureiro do Nascimento, e o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Inovação (Fapes), José Antônio Bof Buffon. “Tivemos um salto enorme no número de inscrições de projetos nos últimos três anos, o que prova que finalmente o empreendedor capixaba está acordando para as oportunidades em inovação. Nossa meta, agora, é que cheguemos ao número de 1.200 projetos apoiados pela Fapes e Sinapse da Inovação. E aceitamos todas as ideias, das mais simples às mais complexas”, enfatizou José Antônio Bof Buffon.

Analise as apresentações do Sebraetec, Bandes Inovação, Fapes/Sinapse da Inovação

Incentivos Fiscais para a Inovação – Lei do Bem

Rafael Costa, gerente de Operações da F. Iniciativas, explicou todos os detalhes e benefícios da Lei do Bem

Na última apresentação do workshop, o gerente de Operações da F. Iniciativas, Rafael Costa, esclareceu os incentivos fiscais existentes para o fomento à inovação, chamados de “Lei do Bem”. “A ‘Lei do Bem’ é a ferramenta mais abrangente para o fomento à inovação existente hoje no País. Ela trata basicamente de incentivos fiscais às pessoas jurídicas de qualquer segmento que realizem pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica. Entre os benefícios do enquadramento na ‘Lei do Bem’, temos até 50% de desconto no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na compra de equipamentos destinados à pesquisa e ao desenvolvimento de projetos de inovação, e até zero de alíquota do imposto de renda retido na fonte nas remessas para o exterior destinadas ao registro e manutenção de marcas e patentes”, destacou Rafael Costa.

Conheça a Lei do Bem

Por Fabio Martins

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

22 de julho de 2024
Findes apresenta as iniciativas realizadas em apoio ao Pacto Global da ONU
18 de julho de 2024
Informe Estratégico – Considerações sobre contratos de trabalho simultâneos
18 de julho de 2024
Informe Estratégico – Dano existencial por jornada extenuante e desgastante