Evento da Findes em parceria com a UVV reúne centenas de estudantes

Encontro Circuito Tecnológico na UVV

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) deu início, no dia 30 de março, ao Circuito de Encontros Tecnológicos. O evento aconteceu na Universidade Vila Velha (UVV), em Vila Velha, e reuniu 240 jovens alunos dos cursos de engenharia da instituição. 

O encontro, que teve como tema “Engenharia avançada: BIM e modelagem em 3D/maquete”, marcou a primeira de duas etapas do projeto da Câmara Setorial das Indústrias de Base e Construção da Findes, desenvolvido por meio do Grupo de Trabalho Academia-Indústria. A primeira rodada do ciclo acontece em parceria com a UVV.  

Durante o evento, os alunos tiveram a oportunidade de participar das palestras do diretor da Sereng, Tiago Pessotti, e do diretor da Estel, Antônio Celso, e de acompanhar a mesa redonda com os dois industriais, tendo o gerente de engenharia da ArcellorMital Espírito Santo, Henrique Brisson, como mediador do debate.

“O Grupo de Trabalho Academia-Indústria enfrenta um dos maiores desafios para a inovação no Brasil que é a baixa interação entre a academia e o setor industrial. A nossa câmara busca estreitar o relacionamento com diversas instituições de ensino do Estado (UCL, UVV, Faesa, Multivix, Ifes e Ufes), apresentando o que as empresas praticam de melhor, visando adaptar os currículos para que elas forneçam mão de obra apta as novas exigências e conhecimentos que as tecnologias atuais necessitam”, comentou o presidente da Câmara Setorial das Indústrias de Base e Construção da Findes, Antônio Falcão.

A próxima etapa com os alunos começa nesta terça-feira (05) com a visita de 40 alunos à empresa Estel, em Aracruz. Em uma outra data, um grupo, com até 40 alunos, visitará a Sereng, empresa de engenharia e consultoria, com sede em Vitória. 

Encontro entre industriais e estudantes da UVV

Sobre o Circuito de Encontros Tecnológicos 

Ao longo deste ano, devem acontecer outros eventos do Circuito de Encontros Tecnológicos. Todos serão realizados pela Câmara Base e Construção da Findes, por meio do Grupo de Trabalho Academia-Indústria, em parceria com faculdades do Espírito Santo.  

O objetivo da iniciativa é fortalecer e aproximar a Indústria capixaba da academia e trazer a prática industrial para os estudantes. 

As ações do circuito consistem em dois momentos. O primeiro leva industriais para palestrarem e conversarem com os universitários das faculdades. Já o segundo possibilita os estudantes irem a campo conhecer o funcionamento das indústrias capixabas.  

 

Por Siumara Gonçalves

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

8 de maio de 2024
ES vai ganhar unidade do Senai especializada em mobilidade elétrica
2 de maio de 2024
Informe Estratégico – Receita Federal esclarece decisão sobre desoneração da folha de pagamento
2 de maio de 2024
Museu 100% interativo é atração inédita na reabertura do Centro Cultural Sesi