Escola Sesi de Referência: Estudante como ator principal do próprio aprendizado 

A primeira Escola Sesi de Referência, em Jardim da Penha, Vitória, traz uma estrutura moderna e prepara o aluno para o futuro  

 

As portas da primeira Escola Sesi de Referência do Estado e da região Sudeste foram abertas! Pais e responsáveis, alunos e comunidade escolar puderam conhecer, nesta segunda-feira (05), a nova unidade de Jardim da Penha, em Vitória. Com um total de 6.400 metros quadrados e uma capacidade para atender até 1.800 alunos do ensino fundamental e do ensino médio, a escola foi preparada com uma infraestrutura moderna e tecnologia de ponta. 

A Escola Sesi de Referência é um marco para a educação do Estado, porque traz um método de ensino totalmente inovador, com foco na tecnologia, interdisciplinaridade, trânsito livre dos alunos e estímulo à criatividade. 

A presidente da Findes, Cris Samorini, externou o seu orgulho em entregar um novo ambiente escolar, que prepara o aluno para o futuro. “Agradeço a todos que contribuíram, de alguma forma, para que este momento acontecesse hoje. Vocês estão recebendo a melhor escola particular do Espírito Santo. Reforço que o nosso S carrega com ele um compromisso social gigantesco. E aqui quero lembrar que todos os investimentos que temos feito são fruto dos recursos vindos da indústria. E é com a transferência dos recursos das nossas indústrias que trabalhamos para transformar a vida das pessoas e desenvolver o nosso Estado”, disse. 

O diretor-geral da Findes, Roberto Campos de Lima, explicou que a infraestrutura da escola foi construída totalmente adaptada para as necessidades dos estudantes. “Temos salas de aula diferenciadas e recursos tecnológicos que facilitam e estimulam o processo de aprendizagem. A nossa proposta é tornar o estudante protagonista da sua formação, que sabe decidir o caminho que quer trilhar, para que no futuro se torne um profissional bem-preparado para o mercado de trabalho”. 

A aluna Isabelly Luise, de 7 anos, está ansiosa para começar a estudar na nova estrutura. “Achei tudo muito lindo e já quero que chegue a hora do recreio pra brincar nesse pátio novo”. 

Com o olhar para um ensino de qualidade, Flávia Conceição, mãe da Isabelly, afirmou que se surpreendeu com a escola e não imaginava a dimensão da estrutura. “Tenho a expectativa de que o ambiente em conjunto com a metodologia de ensino contribua ainda mais para o rendimento escolar da minha filha”.  

 

Aulas temáticas e tecnologias inovadoras 

O espaço tem 28 salas de aulas temáticas, também denominadas de ambientes de aprendizagem, sendo dedicadas exclusivamente para as grandes áreas do conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Ciências Humanas, contando também com sete espaços de apoio pedagógico: biblioteca, dois laboratórios de informática, um laboratório de Jogos Digitais, sala de atendimento à Educação Especial, sala Maker e sala de Robótica/Lego. 

A metodologia de ensino já é aplicada no Sesi, a diferença é que, agora, os alunos terão uma infraestrutura moderna que ampliará os conhecimentos. Os professores são mediadores do processo, e os alunos incentivados a se apropriar do caminho e das atividades, com foco no verdadeiro aprendizado e entendimento do conteúdo apresentado pelo professor. 

O estudante Pietro Pazini, do 3º ano do Ensino Médio, sente a diferença: “Na maioria das escolas o ensino ainda é muito engessado. O professor chega, dá aula, explica a matéria, a gente faz as atividades e é isso, acaba por ali. Já no Sesi, o professor direciona você. Ele fala ‘por que você não pesquisa isso ou vai por esse caminho?’ e o próprio aluno tem que buscar a informação e aprender por conta própria pra conseguir adquirir aquele conhecimento e avançar nos estudos”, conta. 

Para implementar esse novo formato de aprendizado em sala de aula, os professores receberam capacitação e aperfeiçoamento para usar todas as ferramentas educacionais disponíveis.  

“As tarefas e os desafios que a gente vai promover em sala de aula vão ser cada vez mais tecnológicas e isso chama muito o aluno pra perto da gente. Esse interesse é despertado neles”, explica a professora de Português e Redação, Andressa Barros.  

Além disso, existe o Itinerário 5, que é para o estudante que quer sair do ensino médio com um diploma de curso técnico na mão. No caso da Escola Sesi de Referência de Jardim da Penha, o aluno estuda as matérias da grade comum e, paralelamente, faz uma formação técnica e profissional no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no curso de Programação de Jogos Digitais. 

A hierarquia dentro da sala de aula também mudou, e as carteiras poderão ser agrupadas em círculos, formando duplas, trios ou o que for mais adequado para a atividade que a turma vai executar. Outros espaços nem têm cara de sala de aula. Podem ser um laboratório de ciências ou uma sala de artes. 

Escolas Sesi de Referência 

A Escola Sesi de Referência de Jardim da Penha, em Vitória, é a quinta unidade no Brasil. Já foram inauguradas em São José dos Pinhais (PR), Maceió (AL), Paulista (PE) e Itajaí (SC). No total, serão 39 escolas de referência no Brasil. 

O Sesi ES é a maior rede de ensino privado do Estado e oferece, para seus 10 mil alunos em 12 unidades, uma educação de excelência voltada para o desenvolvimento pessoal e intelectual, sempre visando um futuro promissor no mercado de trabalho. 

Entre 2020 e 2023, os investimentos do Sesi e do Senai em educação chegam a quase R$ 100 milhões. A Escola Sesi de Referência reforça o compromisso da Findes pela defesa da indústria, estabelecendo relações entre a evolução do setor industrial e da sociedade capixaba.

 

Galeria de fotos

 

 

 

RELAÇÕES COM A IMPRENSA | FINDES

Natália Magalhães – Assessoria de Imprensa
Telefone: (27) 9.9926-2630
E-mail: [email protected] 

Beatriz Seixas – Assessoria de Imprensa  
Telefone: (27) 9.9909-7280
E-mail: 
[email protected]    

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

2 de maio de 2024
Museu 100% interativo é atração inédita na reabertura do Centro Cultural Sesi
30 de abril de 2024
Informe Estratégico – TST irá definir tese quanto ao direito de oposição à contribuição assistencial
29 de abril de 2024
Informe Estratégico – Alteração no cronograma de implantação do Domicílio Eletrônico Trabalhista