31/08/2015 – Espírito Santo está preparado para enfrentar crise econômica, apontam especialistas

O presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, debateu a situação econômica do Espírito Santo durante o Encontro de Lideranças Empresariais Norte/Noroeste, realizado no último final de semana. Com a presença também dos vice-presidentes institucionais de Colatina, Aracruz, Linhares, São Mateus e Nova Venécia, o evento reuniu autoridades políticas, empresários e especialistas de nível nacional para discutir o desenvolvimento econômico das regiões norte e noroeste do Estado.

A diversificação do perfil industrial do Estado, em razão dos novos investimentos privados previstos para os próximos anos, aliada às novas obras de infraestrutura – duplicação das BRs 101 e 262, ampliação do aeroporto e construção da ferrovia EF 118 –, vão dinamizar a economia capixaba. A região norte, atrativa também pelos incentivos fiscais da Sudene, será uma das mais beneficiadas. Para o presidente do Sistema Findes, a presença institucional da Findes contribui para o desenvolvimento local.

“A indústria de transformação das regiões norte e noroeste representa quase 20% do total de empregos da indústria capixaba, um número que demonstra a força do seu setor produtivo. Em nossa gestão à frente do Sistema Findes, desenvolvemos 70 ações em favor da indústria capixaba. Uma delas é a interiorização: sentimos a necessidade de ouvir os industriais, trazer suas demandas para dentro da Findes e desenvolver projetos em conjunto, criando novas soluções para suas necessidades”, detalha Guerra.

Um dos palestrantes do evento foi o governador do Estado, Paulo Hartung, que destacou a importância do planejamento como ferramenta de superação das adversidades. “É fundamental refletir sobre o cenário atual, seja com vento a favor ou com vento contrário, até porque os passos mais importantes são tomados nos momentos de dificuldade. O Espírito Santo entrou nessa crise muito organizado, com capacidade de olhar as novas oportunidades que surgem, e sairemos dela ainda mais fortes”, destacou Hartung.

Segundo o governador, para ampliar a competitividade e superar os desafios, o Estado também precisa investir em educação. “Precisamos atrair os jovens, criar uma escola que faça seus olhos brilharem. Foi por isso que criamos o ‘Escola Viva’, para estimular a permanência do jovem na educação e inseri-lo na vida profissional. Neste ponto, tenho de parabenizar a Findes pelo trabalho que vem desempenhando, não apenas levando para o interior sua presença institucional, mas priorizando a educação nas ações desenvolvidas”, completou.

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

3 de julho de 2024
MRV Engenharia quer fazer negócios com empresas do ES
2 de julho de 2024
Nova diretoria do Sindicopes toma posse
1 de julho de 2024
Multinacional italiana está em busca de fornecedores do ES