Filantropia é foco de encontro da Escola de Associativismo

De acordo com o diretor da Escola de Associativismo, Sergio Rogerio de Castro, o objetivo do evento foi motivar o empresariado da região a se associar com mantenedoras de hospitais filantrópicos e participar da gestão dessas organizações. “Nós, da Escola de Associativismo, fomos buscar onde está a melhor medicina e descobrimos que os principais hospitais do país têm, em sua base, o associativismo. Queremos fomentar essa prática no Espírito Santo”, afirmou.

A vice-presidente da Findes, Clara Thais Orlandi, representou o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, e elogiou a iniciativa. “O trabalho social e o associativismo podem trazer soluções para que mais projetos se tornem realidade. É um privilégio podermos resgatar a cidadania de várias pessoas”, disse ela, que também é diretora para assuntos de Capacitação e Desenvolvimento Humano da Findes.

O vice-presidente da Findes em Cachoeiro de Itapemirim e região, Áureo Mameri, afirmou que empresas associadas à filantropia são uma tendência mundial. “Isso é muito comum em outros países, então estamos nos alinhando a algo que já acontece no mundo. Por isso, esse encontro é importante para fomentar essas ideias”, disse.

O presidente do Conselho Temático de Responsabilidade Social (Cores), Jefferson Cabral, defendeu que o engajamento social se reflete em todos os campos da vida. “O envolvimento com essas demandas revigora e promove engajamento. Isso pode ser muito positivo até para a saúde da empresa”, afirmou.

O presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado do Espírito Santo (Fehofes), Luis Nivaldo da Silva, informou que os 17 hospitais filantrópicos no sul do Estado são responsáveis por mais de 1 milhão de atendimentos. Juntos, eles realizam mais de 78% do atendimento do SUS. “Se nós fecharmos as portas, haverá um colapso no SUS. Fico feliz de todos estarem aqui e juntos podermos pensar saídas e alternativas para melhoria”, disse.

Casos de sucesso dos hospitais

Quatro hospitais apresentaram casos de sucesso em associativismo. O Hospital São Vicente de Paulo, de Afonso Cláudio; o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim; o Hospital Infantil Francisco de Assis; e a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim. Todos relataram as dificuldades, acertos e desafios enfrentados à frente de cada instituição.

Marfiza Machado de Novaes, diretora administrativa do Hospital São Vicente de Paulo, disse que conta com a ajuda de uma rede de voluntários para garantir, por exemplo, as refeições dos pacientes. São feirantes, produtores de café e agricultores que destinam parte de sua produção para o hospital, que também recebe doações da igreja católica.

Já o Hospital Evangélico recebe doações de cinco igrejas evangélicas e, após passar cinco anos fechado, conseguiu reabrir as portas, graças à ajuda de empresários.

O Hospital Infantil Francisco de Assis, referência em todo o Estado no atendimento a crianças, mostrou como, por meio de uma gestão corporativa profissionalizada, conseguiu alcançar essa posição. A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim também apresentou os projetos que foram sucesso na entidade, apesar das dificuldades enfrentadas.

Por Evelyn Trindade

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

22 de junho de 2026
Comitiva da FINDES participa de debate com presidenciáveis em Brasília
19 de junho de 2026
Semana da Integridade da FINDES destaca impacto das atitudes na reputação profissional
18 de junho de 2026
Parceria entre FINDES e Nova ES vai atrair empresas para o Estado