A Escola de Associativismo lançou, nessa terça-feira (24), seu quinto módulo com o tema “Desenvolvendo mercados por meio das associações”. A cerimônia, realizada no auditório do Sindifer, contou com a presença de lideranças empresariais, representantes de diversos segmentos da economia capixaba.
O diretor da Escola de Associativismo, Sergio Rogerio de Castro, fez um resumo dos módulos anteriores e falou sobre o objetivo da escola em sempre propor temas atuais. “Desde o primeiro módulo promovemos o debate e a reflexão sobre temas atuais, com o intuito de incentivar as associações a evoluírem e serem melhores. Sempre buscando nomes que são referência no nosso Estado”, disse.
Representando o presidente do Sistema Findes, o vice-presidente da entidade e conselheiro da Escola de Associativismo, Aristoteles Passos Costa, parabenizou a iniciativa. “Esta é uma ação pioneira e visionária, que com certeza vai fortalecer não só os nossos sindicatos, mas também outras associações representadas”, declarou, ao reiterar o apoio da Federação.
Nesse quinto módulo, o tema teve como objetivo mostrar para as associações como elas podem realizar projetos que ampliem o mercado para seus associados. O palestrante da noite foi o consultor e presidente do Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico (CDMEC), Durval Vieira de Freitas, idealizador do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF).
De acordo com ele, para promover o desenvolvimento do mercado, as associações precisam trazer o conhecimento para os associados, gerar oportunidades de negócios, prestar serviços de qualidade, fazer planejamento e também ter alternância na gestão, entre outras medidas. “É preciso abandonar o preconceito, o comodismo, a desconfiança, e passar a acreditar que a cooperação é o melhor caminho para alcançar a competitividade”, afirmou.
O vídeo do quinto módulo didático, bem como o material apresentado durante a palestra, estão disponíveis no site Escola de Associativismo.
Por: Evelyn Trindade