O Serviço Social da Indústria no Espírito Santo (Sesi-ES) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Espírito Santo (Senai-ES) marcam presença na Expo Construções, que acontecerá de 14 a 16 de junho, no Pavilhão de Carapina. A feira, que é hoje o principal evento do setor da construção do Estado, deve receber mais de dez mil visitantes durante os três dias.
O estande das entidades do Sistema Findes apresentará os principais serviços prestados para o setor da construção. O Sesi vai levar a Unidade Móvel de Odontologia e mostrar os vídeos de suas ações e programas para a saúde e o bem-estar. Já o Senai estará presente em dois espaços. No estande, haverá demonstração da ocupação Instalação Hidráulica e Reaquecimento com um aluno do Senai Vila Velha, que fará a atividade em um ambiente que vai reproduzir um banheiro residencial. Ainda no estande, um docente do Senai Vila Velha vai ministrar uma aula com as aplicações do software REVIT para um grupo de até seis interessados.
A entidade vai demonstrar, ainda, a aplicabilidade da impressora 3D para o setor da Construção Civil e também para uso em sala de aula. Serão impressos três protótipos no decorrer da feira e três alunos refarão o desenho da mini casa que será impressa.
O Senai-ES vai apresentar os ensaios realizados pelo Laboratório de Ensaios de Materiais de Construção (LABEMC) e também levará a carreta de Construção Civil, recentemente adquirida pela instituição.
Olimpíada Senai de Ocupações
Durante a feira, em uma área de 200 m² na Expo Construções, o Senai-ES vai realizar ainda uma competição especial entre seus alunos. Serão nove estudantes dos cursos de Eletricidade Predial, Construções em Alvenaria e Revestimento Cerâmico das unidades de Vila Velha e São Mateus e das Ações Móveis.
A ideia é que nesse espaço os estudantes realizem provas práticas em situações correlatas à área industrial respectiva, utilizando ferramentas e equipamentos empregados no dia a dia da indústria. Eles terão que executar as tarefas dentro de prazos e com padrões específicos de qualidade. Os vencedores receberão medalhas e certificado de participação.
Por Evelyn Trindade