O Índice de Confiança do Empresário Industrial no Espírito Santo revela expectativas positivas também para os próximos seis meses
Empresários industriais capixabas mostram-se mais confiantes pelo segundo mês consecutivo. É o que revela o Índice de Confiança do Empresário Industrial – Icei. Em junho de 2016, em relação ao mês anterior, o Icei da indústria capixaba aumentou 2,6 pontos, se aproximando um pouco mais da linha divisória entre a confiança e a falta de confiança, que é de 50 pontos. O índice situou-se em 44,2 pontos, a maior pontuação desde dezembro de 2014. A melhora no resultado foi impulsionada tanto pelo indicador de condições atuais, quanto pelo de expectativas para os próximos seis meses, pois ambos registram aumento. Vale ressaltar que o Icei de junho de 2016 aumentou 5,3 pontos em relação ao de junho de 2015. O Icei do Brasil também se elevou em junho de 2016, frente ao mês anterior e atingiu 45,7 pontos, a maior pontuação desde outubro de 2014.
“A alta pelo segundo mês consecutivo pode indicar um cenário melhor para os próximos meses”, analisa o diretor executivo do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo – Ideies, Doria Porto. “Essa percepção positiva detectada pelo Icei de junho indica que, caso as medidas macroeconômicas adotadas pelo governo interino de Michel Temer sejam aprovadas no Congresso Nacional, o caminho para a retomada do crescimento do país possa finalmente ser consolidado”, completa Doria Porto.
O Icei
De acordo com o Ideies, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) é um indicador antecedente da produção industrial, ou seja, tem o objetivo de identificar mudança de tendência na produção, de forma a auxiliar na previsão do produto industrial e, por conseguinte, do Produto Interno Bruto (PIB). Empresários confiantes tendem a aumentar o investimento e a produção para atender ao esperado crescimento na demanda. As informações necessárias para a construção do Icei são coletadas por meio dos questionários da Sondagem Industrial e da Sondagem Indústria da Construção, que são pesquisas de opinião realizadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com as Federações das Indústrias. Assim, enquanto as duas sondagens divulgam informações referentes a um determinado mês, o Icei divulga as expectativas do mês seguinte.
Download da versão completa do Icei de junho de 2016
Por Fabio Martins