Em evento sobre cidades inteligentes, Findes destaca importância de inovação, colaboração e transparência

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) participou nesta terça-feira (02) do Encontro Regional Vitória, iniciativa do Connected Smart Cities, que teve transmissão online. O foco das discussões foi voltado à construção de cidades mais inteligentes que atendam às necessidades da população e que contribuam para o crescimento das empresas.

Na ocasião, a presidente da Findes, Cris Samorini, apresentou um painel juntamente com o professor da Ufes Luciano Raizer e o secretário de Desenvolvimento de Vitória, Marcelo Oliveira. A moderadora do evento foi Camila Dalla Brandão, diretora da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação da Capital.

Durante o painel, Cris Samorini ressaltou que as instituições do Espírito Santo – sociedade organizada, academia e governos – trilham o caminho do desenvolvimento em sinergia. Ela destacou ainda pautas importantes para a construção de uma cidade inteligente, como: integração, inovação, colaboração, transparência e foco nas pessoas.

“Com disposição e diálogo, o Espírito Santo galgou capacidade para pactuar resultados entre as instituições. A sinergia conquistada é um ativo que garante ao Estado bons resultados em termos de oportunidades. O Plano Espírito Santo Convivência Consciente é um exemplo de sinergia. Ele consiste em um conjunto de ações envolvendo órgãos do poder público e o setor produtivo para promover o desenvolvimento econômico, priorizando as pessoas com objetivo de reduzir os impactos sofridos pela população capixaba em decorrência da pandemia do novo coronavírus”, disse Cris.

Ainda durante sua apresentação, a presidente citou alguns pontos importantes no desenvolvimento do Espírito Santo, como a previsão de quase R$ 33 bilhões em investimentos dos governos do Estado e Federal e do setor privado até o final de 2022 e a estimativa de que sejam criadas mais de 100 mil vagas de emprego.

“Temos algumas ações que contribuem muito para o ES, e uma delas é o Portal da Indústria, que desenvolve estudos e posicionamentos estratégicos com foco no fortalecimento da indústria capixaba. Nele, empresários e investidores têm acesso a produtos que diagnosticam status e tendências de diversos segmentos da economia. Temos ainda o Indicador de Ambiente de Negócios (IAN), uma ferramenta em que acreditamos muito, pois ela sinaliza um caminho para auxiliar o gestor público a elaborar estratégias de melhoria da qualidade das políticas públicas que afetam o seu território”, informou Samorini.

Outro destaque feito pela presidente da federação foi as contribuições do setor industrial para o desenvolvimento de uma Smart City. “Dentro da Findes temos o FindesLab, que é um ambiente de inovação aberta. Nele já mapeamos mais de 900 oportunidades de inovação. Além disso foram recebidas espontaneamente 469 demandas de inovação e proporcionamos 265 orientações e conexões com parceiros. Nesse espaço procuramos por soluções para as demandas de inovação que chegam das indústrias”, enfatiza.

Ambiente de negócios no ES

Durante sua fala no Evento, Cris Samorini destacou ainda as grandes oportunidades e desafios para construir uma cidade inteligente. Atualmente, a cidade de Vitória ocupa o primeiro lugar no ranking do IAN, que leva em consideração o ambiente de negócio dos 78 municípios capixabas.

Porém, apesar de permanecer ocupando o topo do pódio, a presidente destacou que o município vem perdendo algumas posições nos indicadores que compõem a nota final do IAN. Um dos que pioraram de 2019 para 2020, foi o de segurança. Ele cidade caiu da 62ª posição para o 65º lugar entre os anos.

Em 2020, a Capital capixaba também perdeu posição no ranking em condições urbanas e passou de primeira para segunda colocada. Já em acesso ao crédito declinou quatro posições no mesmo período, passando a ocupar o 31º lugar no Estado.

“Vitória está em primeiro do Estado no índice inovação, mas sabemos da oportunidade que a gente tem aqui. O sistema está estabelecido mas precisa de esforço. A gente tem contribuindo e trazido a pauta a todo momento. Acho que essa é uma agenda essencial para ser tratada junto com a prefeitura de Vitória. Vitória tem um potencial enorme de se tornar uma indústria de tecnologia (TIC). Nós temos inclusive um sindicato muito forte e atuante que traz muita convergência para as empresas do Estado”, explicou Cris.

SOBRE O EVENTO

O Connected Smart Cities tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades. O Smart Cities 2021, foi realizado de forma 100% online e transmitido via YouTube.

Clique aqui para assistir!

 

 

*Por Raianne Trevelin e Siumara Gonçalves

Conteúdos Recentes

16 de maio de 2024
Findes e Sesi ES anunciam investimento de R$ 34,2 milhões para Escola de Referência em Aracruz
15 de maio de 2024
Informe Estratégico – STF cassa decisão concedendo estabilidade a 50 dirigentes sindicais
14 de maio de 2024
Multinacional BW Energy busca fornecedores e profissionais no ES