Economia circular e rastreabilidade de resíduos foram assuntos de webinar

 Como tornar o mundo sem resíduo? Esse foi o questionamento abordado no início da webinar desta terça-feira (01), realizado pelo Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa (Compem), e apresentado pelo mestre em Direito Ambiental, Allexandre Guimarães, que falou sobre economia circular e rastreabilidade de resíduos.

Na ocasião, foi explicado que a economia circular faz com que os materiais permaneçam o maior tempo possível na economia, ou seja, ele pode ser compartilhado e ter a sua utilização ampliada. Os resíduos se tornam nutrientes em novos processos, e produtos ou materiais podem ser reparados, reutilizados, atualizados ou reinseridos em novos ciclos com a mesma qualidade ou superior, ao invés de serem jogados fora.

“Vivemos essa transformação. As empresas já tem a percepção que precisamos reduzir o desperdiço e a importância da reutilização do resíduo e da diminuição do índice de descarte. Saímos da economia linear e estamos caminhando para a economia circular, onde a matéria prima é reutilizada”, disse Alexandre.

A economia circular é uma alternativa atraente que busca redefinir a noção de crescimento, com foco em benefícios para toda a sociedade. Isto envolve dissociar a atividade econômica do consumo de recursos finitos, e eliminar resíduos do sistema por princípio. Apoiada por uma transição para fontes de energia renovável, o modelo circular constrói capital econômico, natural e social.

Outro ponto importante e que foi destacado pelo mestre em Direito Ambiental, é a destinação final dos resíduos, a rastreabilidade. Atualmente, as empresas se preocupam com o processo de consumo. Antes, não se pensava no pós consumo, hoje, é pensado no desenvolvimento, durante o consumo e também após o consumo, bem como a destinação desse resíduo.

“Esse conceito de gestão de resíduos, e sua rastreabilidade é fundamental para se ter o máximo de controle e eficiência nos processos, pois reduz custos, evita desperdícios e promove o reaproveitamento de resíduos”, disse Alexandre.

 

Como tornar o mundo sem resíduo?

*Por Raianne Trevelin

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

16 de maio de 2024
Findes e Sesi ES anunciam investimento de R$ 34,2 milhões para Escola de Referência em Aracruz
15 de maio de 2024
Informe Estratégico – STF cassa decisão concedendo estabilidade a 50 dirigentes sindicais
14 de maio de 2024
Multinacional BW Energy busca fornecedores e profissionais no ES