Dando continuidade ao trabalho de incentivo ao desenvolvimento regional do Espírito Santo, o Sistema Findes realizou duas novas entregas da “Agenda para o Desenvolvimento Sustentável das Cidades Capixabas” nas últimas semanas. O documento, elaborado pelo Ideies, traz sugestões e propostas técnicas para a melhoria da gestão municipal capixaba.
Na última segunda-feira (12), a Diretoria Regional da Findes em Aracruz e região entregou a Agenda aos candidatos a prefeito dos municípios de Aracruz, Ibiraçu, João Neiva e Fundão. Para o vice-presidente institucional, João Baptista Depizzol, as cidades precisam buscar o desenvolvimento sustentável e apresentar uma gestão mais transparente.
“Sabemos dos inúmeros desafios que o gestor público municipal terá de enfrentar nos próximos anos. Mas estamos nos colocando à disposição com propostas resolutivas para tornar nossas cidades mais produtivas e sustentáveis”, ressaltou Depizzol.
O diretor adjunto, Luis Cordeiro, sugeriu aos candidatos que procurem se aproximar mais das entidades organizadas e atrair investimentos para os municípios. “Dos quatro municípios que compõem nossa Regional, somente Aracruz possui arrecadação própria acima de 10%. Precisamos mudar esses números”, destacou.
Linhares
O vice-presidente institucional em exercício da Diretoria Regional da Findes em Linhares e região, Wilmar Barros Barbosa, entregou a Agenda no dia 06 de setembro aos candidatos a prefeito de Linhares, Sooretama e Rio Bananal. Em seu discurso, Wilmar destacou que as cidades sustentáveis devem se preocupar com a qualidade de vida da população e o desenvolvimento econômico, fortalecendo os consórcios intermunicipais.
“Precisamos buscar mais Parcerias Público-Privadas, as chamadas PPPs, como uma alternativa para o desenvolvimento, principalmente de polos industriais. Nossos municípios, por meio de consócios Intermunicipais podem, por exemplo, melhorar as questões relativas a saneamento básico, resíduos sólidos, saúde e até mesmo desenvolvimento urbano”, acrescentou Wilmar.
A Agenda
Lançada no dia 25 de agosto, a Agenda foi criada com o objetivo de melhorar a gestão pública nos municípios, de acordo com o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra. “A crise política e a crise econômica causaram queda generalizada na arrecadação, o que exigirá empenho e criatividade. Com a entrega do documento, queremos propor ações que tornarão nossas cidades melhores para morar, investir, trabalhar e visitar”, reforçou.
“É preciso entender que não há mais espaço para amadorismo, populismo, apadrinhamento político e assistencialismo na gestão pública. O bom prefeito deve dizer ‘não’ para gastos desnecessários, cortar custos com firmeza, estimular o desenvolvimento sustentável e as PPPs; deve ter uma visão holística da cidade e da região, pensando em soluções perenes”, complementou.
Até o momento, a “Agenda para o Desenvolvimento Sustentável das Cidades Capixabas” foi entregue aos candidatos a prefeito de Anchieta, Cariacica, Colatina, Viana, Vila Velha e Vitória.
Aracruz
Depizzol – O vice-presidente institucional da Findes em Aracruz e região, João Depizzol, apresentou as propostas da agenda aos candidatos a prefeito dos municípios que compõem a regional
Luis Cordeiro – O diretor adjunto, Luis Cordeiro, destacou os números da arrecadação de cada município e solicitou aos candidatos mais aproximação com o setor produtivo
Linhares
Wilmar apresentação- O vice-presidente institucional em exercício, Wilmar Barros Barbosa, explicou aos presentes os quatro pilares para o desenvolvimento sustentável das cidades
Candidatos dos municípios- Wilmar Barros Barbosa registrou a entrega da “Agenda para o Desenvolvimento Sustentável das Cidades” com os candidatos a prefeito de Linhares, Sooretama e Rio Bananal
Por Milan Salviato