O objetivo é aumentar a competitividade do produto capixaba
Como formar preços para exportação e verificar se seu produto terá competitividade no exterior? O que é preciso para que o preço praticado não seja nem elevado nem abaixo daquele praticado no mercado de destino? Essas foram algumas das questões abordadas no curso “Formação do Preço de Exportação e Análise da Competitividade em Mercados Externos”, promovido pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), realizado nessa segunda-feira (13).
“A formação do preço é um dos itens essenciais às empresas que pretendem exportar. A maneira como as empresas definem o preço de seus produtos pode indicar competitividade ou não no exterior. Um preço muito alto pode dificultar a inserção em novos mercados, enquanto que a prática de um preço muito baixo pode resultar em prejuízo”, avaliou Guilherme Borges Vieira, professor de Comércio Exterior.
Segundo Guilherme Borges Vieira, a proposta é que os empresários conheçam bem o mercado para o qual desejam exportar para que possam chegar a um valor que seja competitivo. “Outro aspecto importante é estudar o caminho que esse produto vai percorrer, bem como as margens praticadas nos diferentes canais de distribuição naquele país”.
A capacitação reuniu empresários e analistas de empresas que já exportam e de outras interessadas em entrar no mercado internacional.
Por Evelyn Trindade