25/01/2016 – Cresce índice de confiança do empresário capixaba em janeiro

 

Dados apontam otimismo do empresário apesar do cenário de crise

O índice de confiança do empresário (Icei) capixaba chegou em janeiro com 38,5 pontos, de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies). O dado representa um acréscimo de 2,8 pontos, em comparação ao mês de dezembro, mostrando otimismo do empresário em relação à economia capixaba.

No entanto, embora o índice tenha apontado crescimento, o número permanece abaixo da linha divisória de 50 pontos. Na comparação de janeiro de 2016 com janeiro de 2015, quando o indicador era 43,9 pontos, o Icei recuou 5,4 pontos.

Para o diretor executivo do Ideies, Doria Porto, a pesquisa revela um otimismo dos empresários. “O índice vinha caindo desde 2012, e nos últimos cinco meses parou de cair e ficou no patamar de 36 pontos. Em janeiro, passou de 36 pontos para 38,5 pontos, ou seja deu uma empinada. Precisamos de mais um mês subindo para dizer que é uma tendência. Mas parece que os empresários veem um 2016 melhor porque em 2015 o índice chegou ao fundo do poço”.

A pesquisa aponta ainda uma pequena melhora na perspectiva do empresário industrial capixaba em relação aos próximos seis meses, com o avanço de 3,1 pontos do indicador frente ao mês anterior. A alta da expectativa foi influenciada por todos os indicadores que a constituem: expectativas com relação à economia brasileira (+0,3 ponto), com relação ao Estado (+3,7 pontos) e com relação à empresa (+3,4 pontos).

O Icei é um indicador utilizado para identificar mudanças de tendências na produção industrial e auxiliar na previsão do produto industrial e, por conseguinte, no PIB. O índice varia de 0 a 100 pontos e valores acima de 50 pontos indicam empresários confiantes, clima de otimismo. As informações necessárias para a construção do Icei são coletadas por meio do questionário da Sondagem Industrial.

Nesta edição, o Ideies contou com a participação de 91 empresas capixabas. Sendo, 23 pequenas, 46 médias e 22 de grande porte. Dessas, 26 empresas pertencem à indústria da construção.

Vamos fazer uma coluna de opiniões. Pode ser aquela coluna dois que não temos usado muito ainda

Opiniões

“A gente precisa entrar em 2016 acreditando que vai ser melhor, então é uma recuperação da autoestima para começar o ano bem, e inclusive, promover pequenos investimentos. Mas a crise chegou num ponto que vai se manter” – Marcos Guerra, presidente do Sistema Findes

“Nossos empresários estão achando soluções criativas para superar a adversidade do país apostando no Estado e no mercado externo. O país, na minha perspectiva, vai piorar. Não há indicador que me faça mudar esse pensamento” – Gibson Reggiani, 1º vice-presidente do Sistema Findes

“Como empresário, olhei para dentro do negócio buscando inovar para priorizar a competitividade. Agora, temos que nos motivar e arregaçar as mangas. Considero que em 2016 não há mais espaço para crise” – Egidio Malanquini, diretor para Assuntos do Ideies

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

8 de outubro de 2024
PIM-PF: Em 12 meses, produção industrial do ES cresce 6,1%
3 de outubro de 2024
Informe Estratégico – Novo modelo de transação tributária para débitos de ICMS
2 de outubro de 2024
Sesi ES oferece mais de 300 vagas gratuitas para Nova EJA, com certificação profissional