Confiança do empresário industrial capixaba tem queda de 0,7 ponto em maio

O Índice de Confiança do Empresário Industrial Capixaba (Icei) registrou 52,6 pontos neste mês, com um decréscimo de 0,7 ponto frente a abril. É o que revela a pesquisa realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo(Ideies), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). No entanto, índices acima de 50 pontos mostram industriais confiantes; abaixo dessa linha, indicam empresários com falta de confiança.

Já a confiança do industrial brasileiro ficou praticamente estável em maio. O Icei nacional cresceu apenas 0,6 ponto frente a abril, registrando 53,7 pontos.

O componente do Icei que mede a percepção dos industriais capixabas aponta para uma piora nas condições atuais, com o indicador registrando 43,2 pontos, reflexo da instabilidade ainda presente em nosso país. De acordo com o levantamento, a redução de 4,1 pontos foi o fator influenciador da queda do Icei.

Já as expectativas são positivas, com índice de 57,3 pontos. Na comparação com abril de 2017, o indicador geral de expectativa apresentou avanço de 1,1 ponto. Em relação a maio de 2016, o indicador aumentou expressivamente 9,7 pontos.

Empresários que representam as indústrias de extração e transformação e também da construção, setores analisados na pesquisa, se mostraram confiantes em maio, com 58,3 e 53 pontos respectivamente.
O levantamento foi feito entre os dias 2 e 12 deste mês, com 85 indústrias capixabas. A pesquisa completa está disponível para download no site da CNI.

Por Evelyn Trindade

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

16 de maio de 2024
Findes e Sesi ES anunciam investimento de R$ 34,2 milhões para Escola de Referência em Aracruz
15 de maio de 2024
Informe Estratégico – STF cassa decisão concedendo estabilidade a 50 dirigentes sindicais
14 de maio de 2024
Multinacional BW Energy busca fornecedores e profissionais no ES