Coletiva de Imprensa: Findes/Ideies divulga a maior pesquisa já realizada com as indústrias do Estado sobre impacto da pandemia e apresenta agenda para a retomada

A Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) convida jornalistas para uma entrevista coletiva nesta terça-feira (23), às 15 horas, em formato virtual. Na oportunidade, o presidente da Federação, Léo de Castro, e o diretor-executivo do Ideies, Marcelo Saintive, divulgarão a Pesquisa de Opinião Covid-19, realizada entre os dias 03 e 15 de junho. Foram 383 empresas respondentes. O cálculo amostral considerou um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 5 pontos percentuais.

O levantamento foi realizado pelo Ideies, o Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo, empresa da Findes, para captar as impressões dos industriais capixabas em meio à pandemia do Covid-19. Esta é a maior pesquisa já feita com indústrias do Estado sobre o impacto da pandemia.

O Ideies ouviu  empresas dos setores de indústrias extrativas, indústria de transformação, indústria da construção, comércio e reparação de veículos, informação e comunicação, transportes e armazenagem.

De acordo com o levantamento, o faturamento de 73% das empresas no Estado apresentou queda devido à pandemia.  Entre essas empresas, 57% relatou quedas superiores a 30%. A queda no faturamento levou à redução de carga horária e salário e a desligamentos.

A pesquisa mostra que 76% das empresas pesquisadas estão trabalhando com o volume de produção abaixo ou muito abaixo do esperado, 37% das empresas relataram não operar com estoques. Entre aquelas que operam com estoques, 57% estão operando com estoques abaixo ou muito abaixo do planejado/desejado durante esse período de pandemia.

Das entrevistadas, 77% das empresas haviam planejado investir no primeiro semestre de 2020, entre elas, 28% adiaram os investimentos para depois de 2020 e 17% adiaram para o segundo semestre deste ano; 21% cancelaram os investimentos e 25% realizaram parcialmente os investimentos planejados para o primeiro semestre de 2020. Apenas 10% dessas empresas realizaram os investimentos como planejados.

Na oportunidade, além dos dados que serão apresentados e analisados, a Federação vai lançar um manifesto em defesa de uma agenda para a retomada econômica do Estado.

Coletiva de Imprensa

Data: 23 de junho

Horário: 15h

Formato virtual, acesse!

Mais informações: [email protected]

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

2 de maio de 2024
Informe Estratégico – Receita Federal esclarece decisão sobre desoneração da folha de pagamento
2 de maio de 2024
Museu 100% interativo é atração inédita na reabertura do Centro Cultural Sesi
30 de abril de 2024
Informe Estratégico – TST irá definir tese quanto ao direito de oposição à contribuição assistencial