A noite de homenagens aos líderes da indústria capixaba foi marcada pela emoção. O Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes) comemorou seus 45 anos de história no Encontro da Indústria, realizado na última quinta-feira (16) no Itamaraty Hall, em Vitória. Oito personalidades foram condecoradas com medalhas por sua contribuição ao fortalecimento da indústria, entre elas o empresário Fernando Camargo e o secretário de Estado de Desenvolvimento, Nery De Rossi – os destaques da noite. Veja a galeria de fotos do evento.
A Ordem do Mérito Industrial, concedida pela Confederação Nacional da Indústria ao empresário
Fernando Camargo, foi entregue pelas mãos do presidente do Sistema Findes/Cindes, Marcos Guerra, do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e do diretor da CNI e presidente da Federação das Indústrias de Alagoas, José Carlos Lyra. Em seu pronunciamento, Camargo fez um desabafo em favor da indústria brasileira, no qual pediu mais atenção do Governo Federal para os setores produtivos.
“O empresário brasileiro não pode ficar calado diante de tanta burocracia. Nossa atual participação no Produto Interno Bruto é inferior àquela registrada nos anos 50. Não somos incompetentes, somos os industriais que sobreviveram a uma inflação de 200%. Nós geramos empregos anualmente, damos oportunidade para os jovens e sustentamos o ritmo acelerado deste mundo global. É preciso dar um basta a essa situação e exigir respeito e apoio a quem promove o desenvolvimento do país”, destacou.
O presidente Marcos Guerra também detalhou o cenário econômico em seu pronunciamento, mas deu ênfase à importância do associativismo para a construção de um futuro melhor. “Temos colocado a Findes e o Cindes à disposição do industrial. Meu objetivo é esse: trazer demandas, ideias, sugestões e reclamações para dentro da Federação, ouvindo com qualidade e atendendo com assertividade. Só assim poderemos melhorar a competitividade de nossas indústrias, gerar oportunidades e qualidade de vida para os capixabas”, ponderou.
Camargo reconheceu o esforço do presidente Marcos Guerra e teceu elogios à sua gestão. “Sempre digo que a Findes está muito bem entregue. Marcos é um exemplo de como o capitalismo deve sobreviver por meio das parcerias: conseguiu reunir como irmãos, em um gesto heroico, aqueles que buscam empreender. Devemos nos unir sob o comando de boas lideranças, para transformar esta realidade. Orgulho-me de viver um momento como este e tenho a certeza de que o nosso trabalho sempre vale a pena. O trabalho vence tudo”, finalizou.
Nery De Rossi
Condecorado com a Medalha do Mérito Industrial do Espírito Santo, o secretário de Estado de Desenvolvimento, Nery Vicente Milani De Rossi, agradeceu aos parceiros de Governo. “É uma grande alegria receber esta homenagem. Um dia de felicidade, mas também de gratidão: ao governador, pelo convite e pela confiança; ao presidente Marcos Guerra, pela parceria e pela escolha do meu nome; aos colegas de trabalho, pelo suporte dado diante dos desafios; e, principalmente, à família, pelo respeito e pelo auxílio em todos os momentos vividos”, agradeceu.
O evento
Outros seis industriais ligados ao Sistema Findes/Cindes foram agraciados com homenagens. Receberam a Medalha do Mérito Empreendedor da Indústria do Espírito Santo: o sócio-diretor do Grupo Pimpolho e diretor do Sindicalçados, Antonio Tavares Azevedo de Brito; o atual diretor-presidente da Viminas Vidros Especiais e presidente do Sindividros, Maurício Silva Ribeiro; e o atual diretor-presidente da empresa de laticínios Rezende e presidente do Sindilates, Claudio José Rezende.
A Medalha do Mérito Sindical foi entregue ao presidente do Sindiplast-ES, Neviton Helmer Gasparini, ao vice-presidente da Findes, Benízio Lázaro, e ao diretor da Findes Almir José Gaburro.
O evento marcou também a posse da nova Diretoria do Cindes, que reelegeu o presidente Marcos Guerra para o mandato 2014-2017, bem como a nova Diretoria do Cindes Jovem, que passa a ser presidido por Vitor Lomba, com Renzo Colnago como vice-presidente. Ao final da cerimônia, os participantes acompanharam o musical “Palavra de Mulher”, com canções de Chico Buarque interpretadas por Lucinha Lins, Tânia Alves e Virgínia Rosa.