Bate-papo com Alessandro de Castro, superintendente do IEL-Findes

O administrador e gestor de negócios Alessandro de Castro, 43, chegou à Findes no dia 31 de janeiro para ocupar o cargo de superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Vindo do Paraná, ele tem mais de dez anos de experiência na área de gestão educacional e Sistema Indústria, com passagem pelo IEL da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP). 

 

Confira a entrevista em vídeo (acima) e/ou leia na íntegra (abaixo). 

Quem é Alessandro? 

Olá eu sou Alessandro de Castro. Estou no momento como superintendente do IEL aqui no Espírito Santo. Nasci no Sul do país, Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba/PR. Tenho 43 anos, dois filhos, Felipe e Maria Paula.  

 Vim para o ES com a missão de fazer um IEL muito mais forte, um IEL muito mais presente. Unindo as casas da Findes e levando cada vez mais competitividade e propostas de desenvolvimento para as indústrias do Estado. 

No cinema, quem são seus diretores ou filmes favoritos? 

Sendo muito sincero, gosto de desenhos animados. Acho que por causa das crianças. Então, me acostumei desde que eles eram pequenos. Normalmente os lançamentos que assisto são da Disney ou muito mais voltados à animação. 

Qual seu livro favorito? 

Normalmente, os livros que gosto não são somente para ler por prazer, mas para ter algum aprendizado. Costumo ler livros mais voltados a orientações, autoajuda, clássicos como “Mais Esperto que o Diabo: O mistério revelado da liberdade e do sucesso”, ou alguns livros voltados a mindset ou mentalidades mais modernas, que é o que eu estou lendo no momento. 

Qual sua música, músico ou banda preferidos? 

Gosto principalmente de rock brasileiro, bandas como Capital Inicial, Skank e Jota Quest. Gosto muito de música pois me envolvo junto com os meus filhos. Por exemplo, ouvimos muito Queen e eles cantam as letras. Utilizo a música no momento mais prazeroso e de maior descontração e, principalmente, unindo a família. 

Qual o seu esporte favorito? 

Gosto muito de esportes. A modalidade que mais pratico no momento é a corrida de montanha, ultramaratona. Iniciei no esporte em 2016 e ele veio em um momento muito decisivo pra mim, principalmente porque eu estava tendo algumas questões de saúde, então uni a necessidade da prática esportiva com algo que me identifiquei. 

Hoje faço corridas de longa distância, que têm todo um processo de preparação, com cinco ou seis meses de preparação para as provas em que me desafio.  

A corrida também me traz algumas habilidades para o dia a dia. Quando você vai se preparar para uma corrida de longa distância, além do preparo físico, tem o psicológico. Às vezes, chega o momento em que, depois de uma corrida de 10 ou 11 horas de duração, em que você fica o tempo todo correndo, não é mais a questão física, mas sim a psicológica. Levo isso também para o meu momento empresarial, particular e familiar. Consegui unir a corrida que é um esporte com algo que consegui absorver para a minha carreira profissional. 

Uma pessoa no mundo dos negócios que admira… 

No mundo dos negócios e principalmente agora que temos várias empresas e startups que se destacam, como Steve Jobs. Gosto de admirar pessoas que se destacaram no meio empresarial e que também deixaram alguma lição, principalmente como você pensar no seu propósito de vida aliado às oportunidades de negócios.  

Fale um pouco sobre sua trajetória profissional. De onde você é? Qual a sua formação? 

Tenho 43 anos, sou nascido no Paraná, estudei e me graduei em administração com ênfase em gestão de negócios. Tive a oportunidade de me aperfeiçoar também em contabilidade e em controladoria e finanças.  

Iniciei no Sistema S em 2010, na Federação das Indústrias do Paraná (FIEP). Naquele ano a Federação adquiriu uma instituição de ensino superior. Fui contratado para atuar mais na área administrativa. A partir daí, comecei a me apaixonar por educação e a me envolver muito com ela.  

Olhando para a questão administrativa e orçamentária, comecei a estudar o negócio educação, que era o principal negócio do sistema naquele momento. A educação é contagiante e realmente transforma a vida das pessoas e faz com que você se apaixone pelo que você faz. Desde então minha trajetória foi ligada à área educacional.  

Tive a oportunidade de fazer um MBA em gestão universitária e isso me proporcionou também o conhecimento em diversas outras áreas dentro da educação, principalmente no IEL do Paraná, onde trabalhávamos com talentos e cultura de inovação, proporcionando essa aproximação com a indústria e com as empresas em geral, fazendo com que cada vez mais o IEL cumpra o seu papel, conectando as necessidades da indústria através da inserção de talentos e desenvolvimento das pessoas. 

E os planos para o futuro? Como você pretende desenvolver o seu trabalho aqui na Federação do Espírito Santo?  

Resolvi aceitar essa oportunidade de trabalhar no sistema indústria do ES, primeiro porque ao longo da minha experiência pude entender muito o funcionamento do sistema e, principalmente, a importância do Sistema Indústria para o desenvolvimento. Aceitei esse desafio com muita vontade e muita energia boa.  

Sou uma pessoa muito ativa que gosta de se relacionar muito com as pessoas. Acredito muito que temos todas as condições de fazer um excelente trabalho, unidos com as demais casas, Sesi e Senai, complementando esse brilhante trabalho que eles já fazem e levando para toda a indústria a possibilidade de ser cada vez mais competitiva, forte e muito bem representada pela Findes. 

Venho com toda essa energia, trago o conhecimento, venho para aprender muito também e cada vez mais me aperfeiçoar, não somente para me adaptar, mas também para que eu possa fazer uma carreira aqui na Federação e, quem sabe, um dia me aposentar aqui e passar alguns anos da minha vida morando no Espírito Santo também. 

Uma mensagem aos colaboradores… 

Queria falar para todos os colaboradores da Findes que eu, Alessandro, sou uma pessoa muito aberta e com muita vontade de trabalhar. Quero fazer um trabalho de sinergia com todos, sou uma pessoa muito acessível, então, por favor, me procurem sempre que vocês precisarem de mim e do IEL.

Conto muito com a colaboração, a parceria e a sinergia de vocês e vamos juntos, cada vez mais, ter um time muito representado pelo conhecimento, pessoas e qualidade das pessoas que temos aqui. Vou cada vez mais me esforçar para não somente cumprir o meu papel, o papel que represento aqui nesse momento, mas também para fazer uma Federação cada vez mais reconhecida aqui no Estado. 

 

 

Por Siumara Gonçalves

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

26 de abril de 2024
Multinacional de petróleo e gás vai apresentar os investimentos que fará no ES
25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo