29/07/2016 – Artigo: Estimulando a retomada

Texto originalmente publicado no jornal A Gazeta, na editoria “Opinião” (página 15 da publicação), no dia 29 de julho de 2016.

*Marcos Guerra é presidente do Sistema Findes

Estimulando a retomada

O Brasil vive a expectativa de voltar a crescer sob a gestão do presidente interino Michel Temer. Embora a produção física da indústria nacional acumule retração de 9,8% nos cinco primeiros meses do ano – e a capixaba, sob efeito da concentração econômica no setor extrativo, esteja com queda de 21,6% –, uma ponta de otimismo surge entre lideranças. Nos últimos três meses, o Índice de Confiança do Empresário Industrial registrou salto de 8,4 pontos, chegando a 44,9, maior valor desde março de 2015.

Em conversa com o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, que esteve no Estado no último dia 15 para debater políticas de reindustrialização com lideranças da Findes, foi possível notar o otimismo com a iminente retomada do país. Ciente da necessidade de desburocratização da máquina pública e de melhoria da infraestrutura logística, o ministro apontou caminhos que vão ao encontro das demandas para o Brasil sair da crise, entregues pela CNI ao presidente interino.

Não por acaso, a crise atual ocorre simultaneamente à constante redução da indústria na composição do PIB nacional. O Governo Federal aponta na direção certa ao simplificar e estimular a exportação – em especial para novos mercados, como Estados Unidos e Europa – e modernizar as relações trabalhistas, dando prioridade à aprovação de projetos importantes no Congresso. Uma indústria mais forte, capaz de gerar empregos de maior renda, poderá elevar a demanda interna, fortalecendo comércio, serviços e demais setores da economia.

No Espírito Santo, embora estejamos sujeitos à influência do processo de desindustrialização nacional, somos responsáveis por 40,5% do PIB capixaba, o melhor resultado do país. Cada vez mais diversificada e moderna, nossa indústria prepara sua inserção nas cadeias globais de valores, recebendo investimentos de maior conteúdo tecnológico – como nos setores naval, automobilístico e de linha branca. A Findes, que completa 58 anos nesta sexta-feira, se consolida como integrante desse processo.

Está em curso o maior plano de investimentos da história da Federação, ainda com dezenas de entregas previstas até julho do próximo ano de norte a sul do Estado. Ouvindo as demandas dos setores produtivos, investimos na ampliação e modernização de nossas unidades, melhorando a formação profissional e abrindo espaço para a inovação. Com qualificação e oportunidades para os jovens, construiremos um Espírito Santo melhor para todos.

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

11 de outubro de 2024
Evento na Findes aproxima empresas capixabas da ES Gás e Grupo Energisa
8 de outubro de 2024
PIM-PF: Em 12 meses, produção industrial do ES cresce 6,1%
3 de outubro de 2024
Informe Estratégico – Novo modelo de transação tributária para débitos de ICMS