Alunos realizam primeiro concerto do programa Sesi Música nas Escolas

Na noite da última sexta-feira (09), cerca de 250 alunos do Ensino Fundamental do Sesi-ES realizaram a primeira apresentação do projeto Sesi Música na Escola. Regidos pelos professores de Música e pelo maestro Leonardo David, também regente da Orquestra Camerata Sesi, o repertório do espetáculo contou com canções tradicionais e outras utilizadas no método Suzuki de ensino musical.

Os sorrisos discretos pouco escondiam o nervosismo e a ansiedade dos alunos, que acompanhavam, atenciosamente, cada comando dos mestres. Na quadra do ginásio do Sesi Jardim da Penha, os familiares disputavam espaço para registar o momento especial da apresentação dos jovens. Ao fim, os alunos foram aplaudidos de pé pelos presentes que, emocionados, exaltavam a participação dos “seus” em uma orquestra.

Luana Mesquita, de 14 anos, frequenta as aulas de viola. Ela disse que tentou se inscrever por duas vezes no projeto e a sua maior dificuldade foi para se acostumar com a postura e as dores no braço. Hoje, segundo ela, as notas musicais trazem tranquilidade. “Eu tenho a música como minha amiga. Quero me dedicar cada vez mais e sempre aprender”, completa a estudante. Ela ainda ressalta que as aulas de Música a ajudaram a concentrar-se em outras disciplinas.

O maestro Leonardo David não escondeu a emoção em reger os alunos e perceber a transformação dos jovens por meio da música. “Com as aulas, nós ensinamos diversos valores. Eles aprendem a persistir no que querem. Aprender determinada nota não é fácil. Precisa de muita dedicação”, disse.

O superintendente do Sesi-ES, Luis Carlos Vieira, fez a abertura do concerto acompanhado do diretor para assuntos do Sesi-ES, José Carlos Bergamin, e do gerente da Divisão de Cultura da entidade, Luiz Vancea. Luis Carlos Vieira destacou o investimento que o Sesi faz em educação e lembrou a trajetória do maestro Leonardo David, que começou os estudos musicais por meio da instituição. “Mesmo que alguns de vocês tenham outras profissões, tenho certeza de que a música nunca os abandonará. Para nós, do Sesi, isso é muito gratificante”, afirmou.

O projeto Sesi Música na Escola consiste na formação inicial nos instrumentos da orquestra, oferecendo aulas de violino, violão, violoncelo e viola para alunos de sete escolas da Grande Vitória. Os instrumentos são fornecidos pelo Sesi-ES e as aulas são ministradas pelos músicos da Orquestra Camerata Sesi.

Por Evelyn Trindade

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

22 de junho de 2026
Comitiva da FINDES participa de debate com presidenciáveis em Brasília
19 de junho de 2026
Semana da Integridade da FINDES destaca impacto das atitudes na reputação profissional
18 de junho de 2026
Parceria entre FINDES e Nova ES vai atrair empresas para o Estado