Estudantes de cursos técnicos do Senai de todos os Estados estão participando de uma bateria de provas para selecionar a equipe que deverá representar o Brasil na 44ª WorldSkills. O representante do Senai Serra, Wesley Ferreira Moreira, que competiu pela ocupação de Soldagem, ficou em quarto lugar. No total, 16 alunos do Brasil participaram da seletiva na mesma ocupação, realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 11 e 15 de julho.
Wesley considera que participar da Olimpíada renderá bons frutos no futuro, em sua carreira como profissional. “Tive a oportunidade de ingressar em duas faculdades no período de preparação, mas recusei por acreditar que a olimpíada me traria uma experiência única, pois estou aprendendo coisas que não vi nem durante o curso”, disse. Wesley passou por um ano e três meses de preparação, com cerca de 12 horas/dia de treinamento.
Nesta fase inicial das seletivas, serão realizadas provas em 32 cidades nos 26 estados e no Distrito Federal entre os meses de julho e agosto. Cinco alunos do Senai-ES ainda estão disputando vagas nesse seleto grupo, nas ocupações de eletricidade industrial, web design, tecnologia da moda, soluções de software para negócios e eletricidade predial. A olimpíada internacional de profissões técnicas está marcada para outubro de 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
WorldSkills Competition
Ao longo de 65 anos, a competição reúne jovens qualificados de todo o mundo, selecionados em olimpíadas de educação profissional de seus países, realizadas em etapas regionais e nacionais. Neste ano, no entanto, diferentemente das edições anteriores, as seletivas vão substituir a Olimpíada do Conhecimento – competição nacional de educação profissional promovida pelo Senai em todo o País – na escolha dos alunos da instituição que disputarão a WorldSkills 2017.
Por Evelyn Trindade