A cinco dias das eleições municipais, o Sistema Findes, por meio de suas Diretorias Regionais, cumpriu a meta de entregar a “Agenda para o Desenvolvimento Sustentável das Cidades Capixabas (2017-2020)” a todos os candidatos a prefeito dos 78 municípios do Espírito Santo.
No decorrer desta semana, o Núcleo da Findes em São Mateus e as Diretorias Regionais em Serra e Cachoeiro de Itapemirim realizaram o evento de entrega da Agenda aos candidatos de mais 16 municípios. O documento, elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies), traz sugestões técnicas para os futuros gestores municipais.
Cachoeiro de Itapemirim
Nesta terça-feira (27), o vice-presidente institucional da Findes em Cachoeiro de Itapemirim e região, Áureo Vianna Mameri, realizou a entrega oficial da Agenda. O evento reuniu candidatos e lideranças industriais, e foi realizado no auditório do Sesi Cachoeiro.
“Nós, da Federação das Indústrias, aqui no Sul do Estado, acreditamos que é fundamental dialogar com os futuros gestores públicos dos nossos municípios. Por isso é importante que a indústria sinalize os principais desafios apresentados por nós aos candidatos”, enfatizou.
“Criando uma ambiência favorável para discutir o Sul. Precisamos avançar no desenvolvimento, colocar como prioridade nesta pauta a infraestrutura para atração de novos investimentos, como portos, aeroportos, estradas, entre outras demandas. Isso só se faz com uma relação estreita entre as entidades e o prefeito”, acrescentou Mameri.
São Mateus
Presidido pelo industrial e vice-presidente institucional da Findes Nerzy Dalla Bernardina Junior, o Núcleo da Findes em São Mateus e região realizou a entrega do documento na quinta-feira (22) e contou com a presença dos candidatos a prefeito dos quatro municípios: São Mateus, Jaguaré, Conceição da Barra e Pedro Canário.
“Precisamos fortalecer e unir mais estes quatro municípios em torno do crescimento econômico. A Agenda, conforme apresentei, traz propostas do setor produtivo para tornar nossas cidades mais sustentáveis. Precisamos explorar o turismo, as vocações industriais e aproximar as entidades, atuando em rede”, pontuou.
Serra
O vice-presidente institucional da Findes em Serra, José Carlos Zanotelli, reuniu conselheiros, alunos dos cursos técnicos de Administração e dois candidatos ao cargo de prefeito municipal do município para a entrega oficial da Agenda. O evento foi realizado nesta segunda-feira (26), no auditório do Senai Serra.
“Além das sugestões técnicas contidas no documento, gostaríamos de listar aqui as demandas das indústrias da Serra, como a desburocratização dos procedimentos nas diferentes áreas ligadas ao desenvolvimento econômico do nosso município – a exemplo de meio ambiente e desenvolvimento urbano. Outra pauta importante é a promoção de ações para integrar o município à região metropolitana e dar continuidade ao projeto “Serra Inteligente”, garantindo a atração e manutenção das empresas”, solicitou.
A Agenda
Lançada no dia 25 de agosto, a Agenda foi criada com o objetivo de melhorar a gestão pública nos municípios, de acordo com o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra. “A crise política e a crise econômica causaram queda generalizada na arrecadação, o que exigirá empenho e criatividade. Com a entrega do documento, queremos propor ações que tornarão nossas cidades melhores para morar, investir, trabalhar e visitar”, reforçou.
“É preciso entender que não há mais espaço para amadorismo, populismo, apadrinhamento político e assistencialismo na gestão pública. O bom prefeito deve dizer ‘não’ para gastos desnecessários, cortar custos com firmeza, estimular o desenvolvimento sustentável e as Parcerias Público-Privadas (PPPs); deve ter uma visão holística da cidade e da região, pensando em soluções perenes”, complementou.
Por Milan Salviato