07/10/2016 – Fórum IEL de Carreiras apresenta oportunidades para quem está ingressando na vida profissional

Um sucesso de público e dicas preciosas para quem está prestes a entrar no mundo do trabalho: foi assim o Fórum IEL de Carreiras, realizado nessa quinta-feira, dia 06 de outubro, no Grand Hall, em Vitória. Foram mais de 1,4 mil inscritos, entre jovens estudantes e estagiários de nível médio, técnico e superior, além de profissionais interessados em aprender mais sobre as novas possibilidades do mercado de trabalho.

Realizado em parceria com a Rede Gazeta, o evento ofereceu um dia inteiro de palestras sobre mercado de trabalho, criatividade e empreendedorismo, além da “Feira de Oportunidades”, com estandes de instituições de ensino e parceiros apresentando suas oportunidades de estágio, emprego, aprendizagem, capacitações, cursos e orientações.

Para o superintendente do IEL-ES, Fábio Dias, o Fórum ajuda o jovem a pensar melhor sobre o futuro profissional. “A vivência no Fórum IEL de Carreiras possibilitou o acesso a novas profissões e novos perfis que serão exigidos pelo mercado de trabalho, dando uma noção do tipo de trabalhador que vai atender às exigências de uma indústria mais moderna”, argumentou.

Inspiração

O público acompanhou as palestras do arquiteto e urbanista Edgar Gouveia – que criou o Play the Call, uma gincana mundial on-line de mudança social, que dedica sua trajetória a mobilizar crianças, jovens e adultos com jogos virtuais, gincanas e ações coletivas que desembocam em pequenas revoluções comunitárias. “A brincadeira é a única maneira de mudar o mundo e as crianças e os jovens podem ser as peças fundamentais para isso. Se você chama os amigos para trabalhar, fica difícil. Mas chamar para brincar é muito melhor. Cada um ajudando e aprendendo”, disse.

Do estudioso da cultura digital, Gil Giardelli, que falou sobre “Indústria 4.0”, o público ouviu dicas valiosas do que esperar para o futuro. “Vivemos uma cultura em que carros, biscoitos e até peles humanas já podem ser criados em impressoras 3D. Nossa atual geração é chamada de ‘geração dos distraídos’, porque os dispositivos móveis tomaram conta de nossa atenção”, disse.

Criador da marca “Claro”, consultor de Comunicação e professor universitário, Dado Schneider destacou algumas características que ajudarão os jovens a se destacarem diante dos empregadores. Ao contextualizar o mercado de trabalho no momento atual, em que novas tecnologias surgem a cada instante, lembrou à plateia que algumas coisas, independentemente da época, seguem fundamentais para quem procura bom posicionamento profissional. Entre elas, informação: “ser é ter informação”, afirmou. “Ser ainda é o maior diferenciador. Quem conhece o que aconteceu há 50 anos não se surpreende com o que está acontecendo agora”. Para ele, o profissional precisa ler sobre tudo, para desenvolver uma formação que lhe possibilite aprofundar-se em um tema e conhecer vários assuntos.

Para Du Migliano, um dos fundadores do 99 Jobs, o prazer de trabalhar precisa vir antes da preocupação com remuneração. “No dia em que a gente não sentir mais aquele frio na barriga é porque não há mais prazer no que a gente faz, não há mais desafio”, apontou.

Suzana Freitas, especialista em Recursos Humanos da “Rede Globo”, disse que a relação entre profissional e empregador deve ir além do contrato de trabalho: “Quando a gente trabalha em uma empresa, é como se a gente se casasse com ela. Só vai dar certo enquanto as expectativas de ambos forem atendidas”.

O Fórum IEL de Carreiras foi encerrado com a palestra do cantor “Gabriel, o Pensador”, “Minha carreira nada convencional”, que detalhou a sua trajetória até chegar ao sucesso, depois de bater em várias portas que não se abriram. O cantor lembrou que não começou a carreira buscando fama, mas compondo de maneira despretensiosa, como forma de se expressar. Ao final, ele fez um pocket show com seus principais sucessos. O evento foi palco ainda da entrega do Prêmio IEL de Estágio.

Por Evelyn Trindade

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

5 de julho de 2024
Informe Estratégico – Especialistas sugerem mudanças no transporte ferroviário de carga geral
3 de julho de 2024
MRV Engenharia quer fazer negócios com empresas do ES
2 de julho de 2024
Nova diretoria do Sindicopes toma posse