Mês rosa alerta para prevenção contra o câncer de mama

Outubro é o mês de promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. A campanha Outubro Rosa abre espaço para novas discussões, promoção de conhecimento e estímulo à postura de atenção das mulheres. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Para isso, é necessário prevenir.

A médica do Trabalho da Divisão de Segurança e Saúde do Sesi-ES, Lais Coimbra, alerta que o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele: a cada ano, o número de novos casos aumenta em cerca de 25%. “É importante que as mulheres observem suas mamas valorizando a eventual descoberta de pequenas alterações mamárias. A maior parte dos cânceres de mama é detectada pelas próprias mulheres”, alerta.

No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) uma vez a cada dois anos em mulheres de 50 a 69 anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas. “Já as mulheres com risco elevado para câncer de mama devem conversar com o seu médico para avaliação do risco para decidir a conduta a ser adotada. Com rastreamento precoce permite-se um tratamento menos agressivo para a mulher e a chance de cura é maior”, afirma.

Exemplos de superação

Quem já viveu a experiência da doença afirma que para vencer essa batalha é preciso lutar e nunca desistir. Essa é a dica da enfermeira do Trabalho do Sesi Saúde Colatina, Carina Gomes Ferrari, que descobriu a doença aos 36 anos em sua primeira mamografia. “Foi um grande susto! Recebi o resultado da biopsia pela internet, em casa, sozinha, após um dia de trabalho. Meu mundo desabou e eu só pensava nos meus filhos, nos meus pais. Mas não me deixei adoecer, fui à luta. É claro que temos momentos difíceis, como a primeira vez que me olhei no espelho após a cirurgia da mama e não me reconheci. Procurei profissionais de diversas áreas. Um médico de Vitória me prescreveu a quimioterapia, já estava até com a data marcada para iniciar, mas algo me dizia que eu não precisava passar por esse tratamento. Então fui para São Paulo, lá fiz novos exames, e o resultado foi que eu não precisava fazer a quimioterapia, e sim uma radioterapia. Isso para mim foi um grande milagre de Deus”, conta.

A força de vontade em viver, segundo Carina Gomes, é algo imprescindível para vencer a doença. “Mesmo sentindo muito cansaço, não parei. À tarde eu fazia a sessão de radioterapia e à noite fazia aulas de zumba, dançava e cantava. E assim passaram-se os dias. Você tem que confiar e acreditar com todas as suas forças. Não adianta ficar parada se fazendo de vítima, porque assim as coisas não se resolvem. É lutar diariamente”, disse.

Ao vencer essa batalha, o que fica são as lembranças e o desejo de virar a página e recomeçar. A gerente do Sesi Saúde Vitória, Gisele Ramos Friggi, após realizar duas cirurgias e radioterapia já retomou a vida normal. “Estou completando cinco anos de tratamento, o que já é considerado cura. Saí de tudo isso fortalecida, Deus me concedeu a oportunidade do diagnóstico precoce e de um tratamento com sucesso. Aprendi a valorizar a vida, os momentos, a família de uma forma diferente, especial. Tudo tem seu tempo e propósito. Falo da minha experiência para incentivar a prevenção. De outra forma, eu não estaria tão bem hoje – aliás, mais fortalecida e recuperada”, afirma.

Sistema Findes no Outubro Rosa

Como faz todo ano, o Sistema Findes apoia a campanha do Outubro Rosa. Quem passar pela Reta da Penha durante o mês da ação poderá ver a fachada do prédio iluminada na cor rosa.

Por Natália Magalhães

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

22 de junho de 2026
Comitiva da FINDES participa de debate com presidenciáveis em Brasília
19 de junho de 2026
Semana da Integridade da FINDES destaca impacto das atitudes na reputação profissional
18 de junho de 2026
Parceria entre FINDES e Nova ES vai atrair empresas para o Estado