21/06/2016 – PDA abre 210 vagas em cursos para empresários industriais capixabas

As capacitações são gratuitas e serão realizadas nos municípios de Linhares, Anchieta, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Venda Nova do Imigrante e Vila Velha

O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e aplicado no Espírito Santo pelo Centro de Apoio aos Sindicados da Findes (CAS), divulga o cronograma de ações para o final de junho e todo o mês de julho. São 210 vagas distribuídas entre as Diretorias e Núcleos Regionais da Findes de Linhares, Anchieta, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Venda Nova do Imigrante e Vila Velha. Os cursos, gratuitos, abordam a legislação trabalhista e a redução dos custos com a energia elétrica e com a carga tributária .

“Estamos conseguindo mostrar ao empresário industrial capixaba que não basta apenas ser associado, pois a participação dele nessas ações o torna mais competitivo, melhor articulado e com mais conhecimento sobre diversas legislações”, destaca o diretor para Assuntos do CAS, Egídio Malanquini. “Além disso, estamos seguindo a diretriz do presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, que desde o início de seu primeiro mandato, em 2011, busca promover a interiorização do desenvolvimento da indústria capixaba. Temos realizado um trabalho intenso junto às Diretorias Regionais da Findes no intuito de irmos até o empresário de cada região”, completa o dirigente.

Cada curso dispõe de 30 vagas. O público-alvo é formado por empresários da indústria e/ou seus representantes (gestores de recursos humanos, contadores e advogados de empresas industriais). As inscrições podem ser feitas por e-mail: [email protected]

Mais informações: (27) 3334-5635

Ações do PDA/CAS para junho/julho de 2016

Como reduzir o custo da energia elétrica?

Objetivo: Disseminar informações sobre a composição da conta de energia elétrica das empresas industriais e sobre como o seu custo prejudica a competitividade da indústria, oferecendo orientações técnicas para alcançar maior eficiência energética e estimulando a atuação coletiva, por meio dos sindicatos, para influenciar os processos de reajuste e de revisão das tarifas de energia elétrica.

29/06 (quarta-feira) – Vila Velha: Centro Integrado Sesi/Senai – Rodovia Darly Santos, s/nº, Araçás – das 14h às 18h.
30/06 (quinta-feira) – Linhares: Centro Integrado Sesi/Senai/IEL – Av. Filogônio Peixoto, nº 728, Aviso – das 8h às 12h.

Palestrante: Fábio Sales Dias
Engenheiro eletricista, graduado pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É sócio-gerente da VARIO Engenharia, Consultoria e Projetos e ocupou cargos como diretor executivo da Associação Brasileira dos Pequenos e Médios Produtores de Energia Elétrica (APMPE).

———-

Como evitar problemas trabalhistas?

Objetivo: Caracterizar o conjunto de regras que regem a relação empresa industrial – trabalhador, em três momentos: admissão, vigência da relação empregatícia e rescisão do contrato de trabalho, chamando a atenção para o impacto da legislação trabalhista sobre a competitividade da indústria e estimulando a ação coletiva.

06/07 (quarta-feira) – Cachoeiro de Itapemirim: Diretoria da Findes – Av. Domingos Alcino Dadalto, s/nº, Trevo do IBC – das 9h às 18h.
07/07 (quinta-feira) – Cariacica: Sesi – Rua Viana, nº 325, Vila Capixaba, Cariacica – das 9h às 18h.

Palestrante: André Luiz Dias de Araújo
Advogado trabalhista e gestor de Recursos Humanos; especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho; diretor da Comissão de Direito Empresarial do Trabalho da OAB/SP – Subseção Jabaquara/Saúde; professor de Relações Trabalhistas e Sindicais na Faculdade Morumbi Sul/SP; sócio da Lex Trabalhista, escritório especializado em assessoria jurídica trabalhista.

———-

Como pagar menos tributos?

Objetivos: Caracterizar os principais regimes tributários previstos na legislação brasileira – Simples, Lucro Presumido e Lucro Real – de forma que os participantes possam avaliar qual deles é mais adequado e econômico para suas empresas; e difundir a visão de que a complexidade dos regimes tributários e a alta carga tributária comprometem a competitividade da indústria e estimular a atuação dos empresários, por meio do Sistema de Representação da Indústria, para alterar essa realidade.

19/07 (terça-feira) – Venda Nova do Imigrante: Diretoria da Findes – Av. Ângelo Altoé, nº 886, Edifício Esmig, Santa Cruz, Venda Nova do Imigrante – das 9h às 18h.
20/07 (quarta-feira) – Cachoeiro de Itapemirim – Diretoria Regional da Findes – Av. Domingos Alcino Dadalto, s/nº, Trevo do IBC – Cachoeiro de Itapemirim – 9h às 18h.
21/07 – Anchieta – Diretoria Regional da Findes – Av. Mariana Damazio Flores, nº 701, Anchieta – das 9h às 18h.

Palestrante: Lucilene Faria Rosa
Mestra em Ciências Contábeis pela PUC-SP, possui especialização em Auditoria Externa pela UFMG, em Direito Empresarial, pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, e em Qualidade e Produtividade na área deEngenharia de Produção pela Unifei. É empresária, consultora do Sebrae na área de finanças e consultoria tributária e professora universitária na Univás.

Por Fabio Martins

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

5 de julho de 2024
Informe Estratégico – Especialistas sugerem mudanças no transporte ferroviário de carga geral
3 de julho de 2024
MRV Engenharia quer fazer negócios com empresas do ES
2 de julho de 2024
Nova diretoria do Sindicopes toma posse