Estudantes participam da segunda edição do Desafio ArcelorMittal de Robótica

Foto: Sesi-Findes/Divulgação

 

Mais de 20 equipes com 120 estudantes estarão reunidas no dia 19 de outubro, sábado, para uma disputa intensa e cheia de inovação, tecnologia e criatividade: a segunda edição do Desafio ArcelorMittal de Robótica. Realizada na unidade do Sesi Jardim da Penha, a competição promete desafiar jovens talentos a desenvolverem soluções para um dos maiores desafios da atualidade: o uso sustentável dos recursos hídricos.

Resultado de uma parceria entre a instituição de ensino, a produtora de aço e as equipes de robótica Legotrix, The Walking Lego e Pocadores, o Desafio de Robótica ArcelorMittal busca auxiliar os estudantes no aprimoramento de suas habilidades técnicas e a busca por soluções de problemas.

Desta vez, durante todo o dia, alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II das unidades Sesi Jardim da Penha e Maruípe enfrentarão diversos desafios baseados na temática “Recursos Hídricos, abordando questões cruciais como o uso eficiente, reaproveitamento, transporte, tratamento e descarte da água”. O objetivo é que, por meio de uma abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), eles desenvolvam soluções criativas e tecnológicas para problemas reais enfrentados no manejo desses recursos.

Categorias, avaliação e premiação

Os projetos serão avaliados por um corpo de jurados composto por especialistas da ArcelorMittal e do Sesi, que atribuirão pontuações com base em critérios técnicos e de desempenho em cada categoria:

  • Projeto de Inovação: as equipes deverão apresentar soluções inovadoras para os desafios relacionados à gestão dos recursos hídricos, explicando suas propostas de forma clara e prática. A criatividade, aplicabilidade e impacto das ideias serão fatores determinantes.
  • Design do Robô: nessa categoria, os juízes avaliarão a eficiência do design do robô, levando em consideração critérios como funcionalidade, uso de materiais, originalidade e a solução de problemas estruturais durante a construção.
  • Desafio do Robô: os robôs serão programados para realizar uma série de missões em um ambiente virtual, utilizando a plataforma ‘Open Roberta Lab’. A precisão, o tempo de execução e a capacidade de adaptação dos robôs às tarefas propostas definirão o desempenho de cada equipe nessa categoria.
  • Valores de Equipe: as equipes deverão trabalhar de forma colaborativa, demonstrar respeito e cooperação, comemorar pequenas conquistas e se divertir ao longo do torneio.

O evento contará com três avaliadores da ArcelorMittal, que trarão sua expertise para analisar cada categoria e garantir que os critérios de inovação e tecnologia estejam alinhados com as demandas do mercado e os desafios futuros: Rafael Schaffeln Ximenes, analista de Aprendizagem e Desenvolvimento (Valores de Equipe); Vinícius Rampinelli, especialista em Pesquisa e Desenvolvimento (Projeto de Inovação) e Fabíola Muta, gerente de Transformação Digital (Design/Desafio do Robô).

Ao todo, sete equipes serão premiadas com medalhas: as quatro equipes mais bem avaliadas por categoria e as três primeiras colocadas na classificação geral. 

O superintendente do Sesi-ES, Geferson Luiz dos Santos, aponta que a iniciativa é um passo importante para fomentar a inovação e a educação no Espírito Santo. “O Desafio busca impulsionar a criação de soluções inovadoras e o desenvolvimento de habilidades essenciais nos alunos, como a resolução de problemas, pensamento crítico e trabalho em equipe. Essas ações já fazem parte do cotidiano nas escolas Sesi-ES, onde aplicamos a metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). A parceria com a ArcelorMittal reforça ainda mais nosso compromisso em conectar educação e indústria, promovendo soluções que impulsionam o avanço tecnológico do setor produtivo, aproveitando a expertise dos alunos”, disse.

Para a gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal, Carla Brunoro, o Desafio de Robótica representa uma oportunidade única para desenvolver as mentes inovadoras do futuro: “A robótica educacional oferece aos jovens uma plataforma para desenvolver o pensamento crítico, colaborar em equipe e encontrar soluções para problemas reais. Nesta edição, o tema dos recursos hídricos é de extrema importância para o futuro da sociedade e é gratificante ver esses jovens envolvidos com soluções tecnológicas que podem transformar o mundo em que vivemos, enquanto praticam valores que consideramos fundamentais, como o respeito e cooperação”, afirmou.

Preparação e treinamentos

Os preparativos para a competição começaram cedo. Durante o mês de junho, os estudantes participaram de visitas técnicas à ArcelorMittal, unidade Tubarão, onde tiveram a oportunidade de conhecer de perto os desafios e soluções da empresa no uso dos recursos hídricos. As visitas contribuíram como fonte de inspiração para o desenvolvimento dos projetos de inovação que serão apresentados no evento.

Além disso, equipes de robótica da Legotrix, The Walking Lego e Pocadores ofereceram mentorias intensivas no Sesi Jardim da Penha. Os encontros foram fundamentais para que os alunos aprimorassem suas habilidades em design, programação e resolução de problemas, preparando-os para o grande desafio que enfrentarão no evento.

 

Serviço: Segunda Edição do Desafio ArcelorMittal de Robótica

Local: Sesi Jardim da Penha (Rua Tupinambás, 240)

Horário: 08 às 18 horas

Entrada franca e aberta ao público

Programação:

  • 08:00 às 08:30 – Cerimônia de abertura
  • 08:30 às 12:00 – Apresentações nas salas de avaliação (16 equipes)
  • 12:00 às 13:00 – Intervalo para almoço
  • 13:00 às 14:00 – Apresentações (4 equipes)
  • 14:00 às 14:30 – Deliberação dos Juízes
  • 14:30 às 16:00 – Reavaliação das equipes finalistas
  • 16:30 às 17:00 – Cerimônia de premiação e encerramento

 

Por assessoria ArcelorMittal Tubarão e Mile4 Assessoria de Comunicação.

 

 

Mais informações | SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente

Telefone: 0800 102 0880   Whatsapp: 27 99841-2270 (clique aqui)
E-mails: [email protected] | [email protected] | [email protected] | [email protected]

RELAÇÕES COM A IMPRENSA | FINDES  

Natália Magalhães – Assessoria de Imprensa
Telefone: (27) 99623-8089
E-mail: [email protected]

Beatriz Seixas – Assessoria de Imprensa 
Telefone: (27) 99623-8089
E-mail: [email protected]

Conteúdos Recentes

22 de junho de 2026
Comitiva da FINDES participa de debate com presidenciáveis em Brasília
19 de junho de 2026
Semana da Integridade da FINDES destaca impacto das atitudes na reputação profissional
18 de junho de 2026
Parceria entre FINDES e Nova ES vai atrair empresas para o Estado