08/04/2016 – Grand Prix Senai de Inovação premia melhores ideias para a indústria

A equipe “Resíduo Smart” foi a grande vencedora do Grand Prix com o projeto da rede eletromagnética

O projeto de uma rede eletromagnética para captar partículas suspensas de minério de ferro, diminuindo assim a poluição do ar, foi o grande vencedor do Grand Prix Senai de Inovação, realizado de seis a oito deste mês, no Centro Integrado Sesi/Senai Aracruz.

Veja também:
Grand Prix Senai de Inovação vai transformar ideias em soluções inovadoras para a indústria

A ideia foi elaborada pela equipe “Resíduo Smart“, uma das cinco que, em 72 horas, competiram para criar soluções de caráter industrial para desafios envolvendo os seguintes temas: uso racional da água, emissão de gases poluentes e reaproveitamento de resíduos industriais. Ao fim daquele período, os participantes tinham de apresentar protótipos com viabilidade para se tornarem produtos.

A competição foi realizada entre os dias 06 e 08 de abril, no Centro Integrado Sesi/Senai de Aracruz

O segundo lugar ficou com um projeto de irrigação, criado pela equipe “Water Farm“, com um processo para otimizar o consumo de água na agricultura por meio de sistema de gotejamento. Já o terceiro colocado foi o projeto “Prime Service“, que desenvolveu um processo que visa à captação e a separação do dióxido de carbono dos outros gases para que seja utilizado na fabricação de gelo seco, cimento e extintores, além de equipamentos de solda MIG e MAG.

A equipe “Water Farm” conquistou o segundo lugar propondo um sistema de gotejamento para economia de água na irrigação

A gerente de educação do Senai-ES, Zilka Teixeira, explica que o Grand Prix de Inovação é muito importante, porque possibilita a articulação de todo o conhecimento adquirido pelos alunos durante o curso técnico. “Na tentativa de solucionar um problema real, de criar um projeto e desenvolver a ideia, eles são desafiados a buscar e a testar tudo que já aprenderam. Isso reforça a necessidade de estudar, de pesquisar”, disse Zilka.

“Prime Service” ficou com o terceiro lugar propondo a reutilização do dióxido de carbono

O Centro Integrado Sesi/Senai de Aracruz foi escolhido como piloto para sediar a competição, com 30 alunos se dividindo em cinco equipes. Entre as ideias participantes ainda constavam: uma miniestação de tratamento que visa ao reaproveitamento da água usada no cotidiano (do chuveiro, da pia e da cozinha por exemplo) para lavar calçadas e regar plantas; e um projeto de dessalinização automática que, por meio de sistema de encanamentos, separaria o sal da água do mar no nível do lençol freático, evitando o uso de água potável na indústria.

Por Evelyn Trindade

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

22 de junho de 2026
Comitiva da FINDES participa de debate com presidenciáveis em Brasília
19 de junho de 2026
Semana da Integridade da FINDES destaca impacto das atitudes na reputação profissional
18 de junho de 2026
Parceria entre FINDES e Nova ES vai atrair empresas para o Estado