09/02/2015 – Conexão Mundo: experiência inesquecível para os estudantes do Sesi-ES

 

O Programa Conexão Mundo, parceria entre o Departamento Nacional do Sesi/Senai e a ONG US Brazil Connect, foi finalizado no Espírito Santo com sucesso no último dia 1º de fevereiro, quando os dez estudantes do Sesi/Senai-ES classificados para a etapa final desembarcaram no Aeroporto Eurico Salles após ficarem 13 dias em Denver, no Colorado (EUA), hospedados em casas de famílias norte-americanas americanas voluntárias – as host families. E todos os participantes são unânimes ao avaliarem o Programa: foi uma experiência para a vida toda.

O Programa Conexão Mundo, parceria entre o Departamento Nacional do Sesi/Senai e a ONG US Brazil Connect, foi finalizado no Espírito Santo com sucesso no último dia 1º de fevereiro, quando os dez estudantes do Sesi/Senai-ES classificados para a etapa final desembarcaram no Aeroporto Eurico Salles, após ficarem 13 dias em Denver, no Colorado (EUA), hospedados em casas de famílias norte-americanas voluntárias – as host families. E todos os participantes são unânimes ao avaliarem o Programa: foi uma experiência para a vida toda.

“Foi uma experiência incrível! Nenhum de nós havia viajado para fora do país, e o contato direto com os norte-americanos e sua cultura foi algo muito além do que imaginávamos”, afirma Aryella Fae Rabello, estudante do Sesi/Senai de Cobilândia (Vila Velha). “É completamente diferente de aprender inglês no Brasil. Lá em Denver, nós tínhamos que entender a fala mais rápida, o sotaque e, é claro, falávamos e ouvíamos o idioma o tempo inteiro. Sem dúvida terei este diferencial quando entrar no mercado de trabalho, pois o inglês é a língua universal e o Conexão Mundo me permitiu um avanço fenomenal”, completa Aryella.

A experiência nos EUA foi além do intercâmbio em si, como destaca Emanuely Fregonassi Lomar, do Sesi/Senai de Linhares. “O Conexão Mundo foi a realização de um sonho, acredito que para todos nós. Foi decisivo para mim, pois era meu último ano no Ensino Médio, e isso ampliou demais minha visão do mundo, do que eu quero para o meu futuro”, diz ela. “Claro, a fluência no inglês teve um salto imenso, mas o contato com a cultura deles foi espetacular. Lá tudo era diferente do que imaginávamos. Diferente até do que sempre vimos nos filmes. Eles todos foram muito educados, não só as host families, mas também as pessoas das escolas e da universidade que visitamos. Eles valorizam demais os esportes, as instituições, a própria pátria. Eu só tenho a agradecer à CNI, ao Sesi/Senai de Linhares, e ao apoio da professora Marivalva (Cavalieri – docente de inglês do Sesi-ES) e da Patrícia (Fabriz – analista de Cursos Livres/Conexão Mundo do Sesi-ES) lá nos EUA para todos nós. É uma experiência que levarei para o resto da vida.”

Os vínculos criados durante o intercâmbio, pelo visto, permanecerão. É o que conta Thais Andrade Ferreira, aluna do Sesi/Senai de Laranjeiras (Serra). “Nós estamos em contato constante, com o auxílio dos grupos que criamos no Whatsapp e no Facebook”, diz a estudante. “A gente inclusive quer criar outra maneira de voltar a Denver (risos). A verdade é que ficamos muito unidos, os brasileiros e os norte-americanos. Eles nos tratavam de igual para igual, todos muito carinhosos, querendo também saber mais de nossa cultura, não somente sobre futebol, como seria óbvio. Ficou uma amizade verdadeira entre todos nós. Exercitamos o inglês, mas levamos na bagagem uma experiência de vida inesquecível. Para mim – e para praticamente todos os meus colegas – foi a maior experiência que já tive até hoje”, afirma Thais.

Conexão Mundo prossegue em 2015

O Programa Conexão Mundo continua em 2015. Assim como no ano passado, serão selecionados 210 alunos do Ensino Médio e Ebep (Educação Básica Continuada com Ensino Profissionalizante) do Sesi/Senai de todo o Espírito Santo. Ao final do programa, serão selecionados para o intercâmbio nos EUA os dez estudantes que se destacarem nos critérios de participação, desenvolvimento e envolvimento em todas as fases, bem como no desempenho escolar. Portanto, esta é a oportunidade para os jovens entre 15 e 17 anos da Rede Sesi/Senai de Ensino poderem evoluir de forma notável na língua inglesa, com a possibilidade de vivenciarem a inesquecível experiência de finalizar o programa com o intercâmbio nos EUA.

Conexão Mundo prossegue em 2015

De acordo com a gerente de Educação Básica do Sesi-ES, Josefina Prezentino, o conhecimento avançado de uma língua estrangeira como o inglês é bastante valorizado no mundo do trabalho. “Com a viagem para os Estados Unidos, estes dez alunos tiveram a oportunidade de aprimorar ainda mais o conhecimento já adquirido do inglês, além de imergirem não somente na cultura americana (através das casas de família), mas também puderam conhecer como é o mundo do trabalho em um país de indústrias multinacionais e saber quais as qualificações que mais são esperadas do profissional por elas empregado, visão esta proporcionada por meio das visitas técnicas a indústrias que foram realizadas. Esses futuros profissionais podem se beneficiar de tal conhecimento para se qualificar e aplicar a indústria local / nacional, que está cada vez mais integrada ao mercado transnacional, globalizado.

A analista de Cursos Livres do Sesi-ES/Conexão Mundo, Patrícia Fabriz, acompanhou os estudantes na viagem, e atesta a importância deste intercâmbio. “A experiência destes alunos foi única. Em duas semanas, eles puderam vivenciar um pouco dos hábitos culturais de outro país, mudando suas maneiras de ver o mundo e ampliando suas perspectivas”, destaca Patrícia. “Pude perceber que o convívio com as host-families (as famílias que os hospedaram) e as atividades culturais e visitas técnicas organizadas para eles os ajudaram a aprimorar o conhecimento da língua inglesa e também a ganhar mais confiança para se comunicarem em outra língua e conversar com diferentes pessoas. Além disso, experiências interculturais como essa, aliadas a capacidade de comunicação, trabalho e convívio em grupo (também desenvolvidas durante a viagem), são valorizadas no mundo do trabalho e importantes inclusive dentro da indústria”, completa.

O Programa Conexão Mundo continua em 2015. Assim como no ano passado, serão selecionados 210 alunos do Ensino Médio e Ebep (Educação Básica Continuada com Ensino Profissionalizante) do Sesi/Senai de todo o Espírito Santo. Ao final do Programa, serão selecionados para o intercâmbio nos EUA os dez estudantes que se destacarem nos critérios de participação, desenvolvimento e envolvimento em todas as fases, bem como no desempenho escolar. Portanto, esta é a oportunidade para os jovens entre 15 e 17 anos da Rede Sesi/Senai de Ensino poderem evoluir de forma notável na língua inglesa, com a possibilidade de vivenciarem a inesquecível experiência de finalizar o Programa com o intercâmbio nos EUA.

Confira a galeria de fotos dos estudantes em Denver (EUA).

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

3 de julho de 2024
MRV Engenharia quer fazer negócios com empresas do ES
2 de julho de 2024
Nova diretoria do Sindicopes toma posse
1 de julho de 2024
Multinacional italiana está em busca de fornecedores do ES