Economia circular e rastreabilidade de resíduos foram assuntos de webinar

 Como tornar o mundo sem resíduo? Esse foi o questionamento abordado no início da webinar desta terça-feira (01), realizado pelo Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa (Compem), e apresentado pelo mestre em Direito Ambiental, Allexandre Guimarães, que falou sobre economia circular e rastreabilidade de resíduos.

Na ocasião, foi explicado que a economia circular faz com que os materiais permaneçam o maior tempo possível na economia, ou seja, ele pode ser compartilhado e ter a sua utilização ampliada. Os resíduos se tornam nutrientes em novos processos, e produtos ou materiais podem ser reparados, reutilizados, atualizados ou reinseridos em novos ciclos com a mesma qualidade ou superior, ao invés de serem jogados fora.

“Vivemos essa transformação. As empresas já tem a percepção que precisamos reduzir o desperdiço e a importância da reutilização do resíduo e da diminuição do índice de descarte. Saímos da economia linear e estamos caminhando para a economia circular, onde a matéria prima é reutilizada”, disse Alexandre.

A economia circular é uma alternativa atraente que busca redefinir a noção de crescimento, com foco em benefícios para toda a sociedade. Isto envolve dissociar a atividade econômica do consumo de recursos finitos, e eliminar resíduos do sistema por princípio. Apoiada por uma transição para fontes de energia renovável, o modelo circular constrói capital econômico, natural e social.

Outro ponto importante e que foi destacado pelo mestre em Direito Ambiental, é a destinação final dos resíduos, a rastreabilidade. Atualmente, as empresas se preocupam com o processo de consumo. Antes, não se pensava no pós consumo, hoje, é pensado no desenvolvimento, durante o consumo e também após o consumo, bem como a destinação desse resíduo.

“Esse conceito de gestão de resíduos, e sua rastreabilidade é fundamental para se ter o máximo de controle e eficiência nos processos, pois reduz custos, evita desperdícios e promove o reaproveitamento de resíduos”, disse Alexandre.

 

Como tornar o mundo sem resíduo?

*Por Raianne Trevelin

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

29 de maio de 2024
Presidente da Findes vai à Rússia debater indústria brasileira e global
29 de maio de 2024
Workshop Peiex na Findes mostrará que toda empresa pode exportar
29 de maio de 2024
Observatório da Indústria da Findes completa dois anos mostrando potencial do ES para o mundo