Indústria 2035 é destaque no Boletim Econômico de agosto

Em agosto, o “Plano de Desenvolvimento Estratégico da Indústria do Espírito Santo 2035” foi o assunto em destaque no Boletim Econômico Capixaba. Reposicionar o Espirito Santo de forma competitiva em âmbito nacional e internacional, para promover um desenvolvimento sustentável da indústria capixaba é o objetivo do plano.

Pensando nisso, para o desenvolvimento da indústria capixaba até 2035, o Ideies em parceria com o Observatório Fiep, traz para o Espírito Santo a metodologia dos projetos Setores Portadores de Futuro e Rotas Estratégicas, que junto com o Observatório da Indústria compõem o plano Indústria 2035.

O horizonte temporal de 2035 marca a história do Estado devido a comemoração de 500 anos da Colonização do Solo Espírito-Santense, quando os portugueses, a bordo da caravela Glória, desembarcaram na Prainha, em Vila Velha, com a missão de colonizar a então Capitania do Espírito Santo.

A data se consolida como uma oportunidade de promover reflexões aprofundadas acerca dos mercados globais, da produtividade, das tendências tecnológicas, da sustentabilidade e da inovação. O projeto Indústria 2035 busca desenvolver a indústria do Espírito Santo, reunindo atores estratégicos atuantes em diversas áreas e profundos conhecedores da dinâmica econômica e social do território, para estudar e antecipar as tendências, e assim, eleger os setores mais promissores.

Setores Portadores de Futuro

Em agosto, foram realizados os painéis de especialistas, etapa crucial para o levantamento dos setores que direcionarão o desenvolvimento estratégico industrial do Espírito Santo. Por meio de um processo de inteligência coletiva, com a incorporação de conhecimentos de macrotendências setoriais e tendências tecnológicas, são identificados os setores, segmentos e áreas mais promissores para o desenvolvimento do Espírito Santo.

Rotas Estratégicas

Construção coletiva dos caminhos possíveis de desenvolvimento dos Setores Portadores de Futuro, com a identificação de entraves existentes, ações resolutivas e tecnologias-chaves para a competitividade dos setores, segmentos e áreas.

Observatório da Indústria

Sistema de inteligência competitiva, com informações que permitirão monitorar metas traçadas nas Rotas Estratégicas.

Boletim Econômico Capixaba

O Boletim Econômico Capixaba é uma publicação mensal do Ideies, que busca fazer uma análise da conjuntura econômica brasileira e capixaba. Na edição de agosto, os dados mostram que a economia brasileira teve boa reação no período pós-paralisação dos caminhoneiros, depois do forte impacto nos indicadores de atividade econômica sentidos no mês de maio.

O IBC-BR, utilizado como parâmetro de avaliação do ritmo de crescimento da economia brasileira, avançou 3,29% no mês de junho, na série com ajuste sazonal. A indústria nacional, bem como o comércio varejista e os serviços, também tiveram boa recuperação. No Espírito Santo, no entanto, os resultados não apresentaram evolução positiva, com retração nos indicadores de junho.

Confira a publicação completa!

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

29 de abril de 2024
Informe Estratégico – Alteração no cronograma de implantação do Domicílio Eletrônico Trabalhista
26 de abril de 2024
Informe Estratégico – Novas Portarias sobre exames toxicológicos a motoristas empregados
26 de abril de 2024
Multinacional de petróleo e gás vai apresentar os investimentos que fará no ES