Fortalecer a cadeia produtiva da mineração no Espírito Santo, defender interesses do setor e garantir interlocução com o poder público. Foi com este objetivo que o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, instalou na manhã desta quinta-feira (27) a Câmara Setorial das Indústrias da Mineração da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes).
A Câmara é composta por três sindicatos: Sindicato da Indústria de Extração de Pedreiras e Areias de Vitória (Sindipedreiras); Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo (Sindirochas); e Sindicato das Indústrias de Cerâmica do Estado do Espírito Santo (Sindicer).
O evento de instalação, realizado na sede da Findes, marcou também a posse do presidente da Câmara, Samuel Mendonça – presidente do Sindirochas-ES –, e contou com a presença do vice-presidente da Findes, Constantino Dadalto, demais diretores da Federação e empresários ligados ao setor de mineração.
Para o presidente Marcos Guerra, o trabalho de aproximação e filiação dos sindicatos industriais gera unidade de discurso e fortalece a economia capixaba. “Percebemos que alguns setores importantes da nossa economia estavam sem um ‘guarda-chuva’, ou seja, sem um grupo de empresários que se reunisse em busca do mesmo objetivo. A Câmara é uma ferramenta importante para organizar o debate e concentrar as ideias, ampliando o poder de interlocução com os poderes constituídos”, argumentou o presidente.
De acordo com Samuel Mendonça, a Câmara vai superar expectativas e alcançar resultados importantes para o setor. “A Câmara vai muito além do que eu imaginava. Estou aprendendo muito com o trabalho e descobrindo grandes oportunidades, desde o cuidado com os processos iniciais da cadeia produtiva até a chegada ao consumidor final”, enalteceu.
O vice-presidente da Findes, Constantino Dadalto, coordenador-geral das Câmaras e Conselhos do Sistema Findes, destacou o pioneirismo do trabalho capixaba. “Vamos incentivar o processo de revitalização das câmaras de mineração em todo o Brasil, fortalecendo o debate em nível nacional. Precisamos ampliar nosso mercado, avançando para além das fronteiras do Espírito Santo”, vislumbrou Constantino.
Câmaras Setoriais do Sistema Findes
A nova Câmara contribuirá ainda mais para o fortalecimento da indústria capixaba e do associativismo, ao lado das outras cinco câmaras já existentes no Sistema Findes: Alimentos e Bebidas; Materiais de Construção; Moveleira; Indústrias de Base e Construção; e Vestuário.