A oferta de mão de obra qualificada para as indústrias em Marilândia e São Domingos do Norte aumentará com a inauguração das unidades móveis de Madeira e Mobiliário e de Confecção no dia 31 de julho. A meta é preparar os profissionais para que estejam aptos a ocupar os postos de trabalho das indústrias locais e alavancar o desenvolvimento da região.
“Durante muito tempo acreditou-se que apenas alguns municípios tinham vocação industrial. Nosso projeto de interiorização à frente da Findes busca despertar novos polos industriais, com formação de mão de obra em diferentes regiões. O trabalhador das indústrias de Colatina, por exemplo, não precisa residir e se qualificar apenas no município. Quando levamos qualificação para outras cidades do entorno, estamos dinamizando a economia e criando novas oportunidades”, explica o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra.
Localizada na Avenida Dom Bosco, no centro de Marilândia, a unidade de Madeira e Mobiliário tem capacidade para atender 12 alunos por turma em curso de 280 horas\aula na área de Marcenaria, nos turnos da tarde e noite. Serão três meses de qualificação profissional. Com instalações climatizadas e em local de fácil acesso, a unidade móvel oferece toda a estrutura necessária ao curso, com bancadas de madeira maciça e equipamentos específicos para as aulas práticas de marcenaria. A inauguração acontece às 8h, em frente à Praça 15 de maio.
A unidade móvel de Confecção em São Domingos do Norte possui a mesma qualidade de estrutura física, além de equipamentos modernos de costura industrial. As inscrições para as 40 vagas do curso de Costureiro Industrial do Vestuário Tecido Plano acontecem na Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social. No total, serão dois meses de capacitação. Seu funcionamento será na Rua Sete de Setembro, Praça José Adão, Centro do município, local onde também acontece a inauguração, às 10h.
Para o vice-presidente institucional da Findes em Colatina e região, Manoel Antonio Giacomin, as duas unidades móveis irão suprir as necessidades das empresas locais. “A maioria das indústrias em Marilândia é do ramo da marcenaria, porém poucos trabalhadores são capacitados. A unidade de Madeira e Mobiliário irá cumprir esse papel. Já em São Domingos do Norte houve uma solicitação dos empresários da região para levar a unidade de Confecção ao município, pedido que foi atendido pelo presidente Marcos Guerra. O objetivo é fomentar o desenvolvimento dos municípios que compõem a Diretoria da Findes em Colatina ”, afirmou.
Indústria local
Marilândia e São Domingos do Norte fazem parte da Diretoria da Findes em Colatina e região, que abrange ainda os municípios de Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Pancas, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã e Vila Valério.
O parque industrial da Regional é composto pelos setores de rochas ornamentais, telhas e lajotas, olaria, confecção, terminal intermodal, frigorífico bovino, madeira e móveis. Marilândia e São Domingos do Norte se destacam pela indústria de transformação.
Unidades móveis no Espírito Santo
As unidades móveis levam a educação profissional para localidades que não possuem escolas fixas do Senai-ES. Ao todo, são 15 unidades móveis distribuídas pelo Estado: três de Construção Civil, três de Informática, duas de Soldagem, duas de Panificação, uma de Colheita Florestal, uma unidade de Alimentação Saudável, duas de Confecção e uma de Madeira e Mobiliário. E todas com o mesmo objetivo: capacitar profissionais para o mercado de trabalho.
Serviço:
Inauguração da Unidade Móvel de Madeira e Mobiliário em Marilândia
Dia: 31 de julho
Horário: 8h
Local: Avenida Dom Bosco, Centro
Inauguração da Unidade Móvel de Confecção em São Domingos do Norte
Dia: 31 de julho
Horário: 10h
Local: Rua Sete de Setembro, Praça José Adão, Centro
Unidade de Confecção: Com equipamentos modernos de costura industrial, os alunos serão capacitados em um período de dois meses
Unidade Móvel de Madeira e Mobiliário: A Unidade Móvel de Madeira e Mobiliário tem capacidade para atender 12 alunos por turma