06/07/2016 – Consuma vai debater cobrança pelo uso de água no Espírito Santo

A medida já está em vigor em diversos Estados

Na próxima quarta-feira (13), o Conselho Temático de Meio Ambiente (Consuma) realiza a palestra com o tema “Cobrança pelo uso de recursos hídricos: panorama nacional e reflexos no Espírito Santo”. A palestrante será a coordenadora de Meio Ambiente da Federação do Estado de São Paulo (Fiesp), Zeila Piotto, que atua há mais de 20 anos em empresas, organizações e fóruns do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
 
A cobrança pelo uso da água já acontece em diversos Estados e no Espírito Santo ainda está em fase de estudo, com a previsão de ser implantada em 2017. Atualmente, a cobrança é aplicada apenas na Bacia do Rio Doce, administrada pela União. A medida é determinada pela Agência Nacional de Águas (ANA) para a gestão de recursos hídricos, regulamentada pela Lei nº 9.433/97.
 
O vice-presidente do Consuma, Roosevelt Fernandes, disse que o evento tem o objetivo de informar sobre as experiências positivas e negativas de outros Estados e também avaliar os instrumentos adotados. Segundo ele, o Consuma está de acordo com a cobrança pelo uso da água, desde que haja transparência na destinação dos recursos arrecadados. “A indústria apoia a cobrança como instrumento de política de preservação de bacias hidrográficas. Nossa única preocupação é que os valores sejam efetivamente investidos na região de cada bacia”, afirmou.
 
A palestra é voltada para o segmento industrial e será realizada na quarta-feira (13), às 14h, no plenário do Edifício Findes. Inscrições gratuitas: eventos.sistemafindes.org.br
 

Por: Evelyn Trindade

 

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

22 de junho de 2026
Comitiva da FINDES participa de debate com presidenciáveis em Brasília
19 de junho de 2026
Semana da Integridade da FINDES destaca impacto das atitudes na reputação profissional
18 de junho de 2026
Parceria entre FINDES e Nova ES vai atrair empresas para o Estado