O Centro Internacional de Negócios da Findes realizou nessa quinta-feira (17) o curso de ‘Planejamento Estratégico para Exportação’, que teve o objetivo de proporcionar aos empresários uma visão dinâmica sobre o comércio exterior para ampliar as chances de entrada no mercado internacional.
Voltado para empresas de todos os portes que percebem a necessidade de internacionalização, mas não sabem como se inserir em novos mercados, o curso reuniu 24 profissionais, em sua maioria gerentes e diretores, de nove setores produtivos.
Os temas abordados foram: por quê exportar; para onde exportar; a escolha do mercado; para quem exportar; como exportar; o universo exportador; como saber se os produtos ou serviços de sua empresa estão adequados para o mercado externo e como reunir as informações necessárias para poder avaliar corretamente a adequação de um produto para o exterior.
Na avaliação do instrutor, Luiz Roberto Oliveira, entre os principais erros cometidos pelas empresas que pretendem entrar no mercado globalizado estão o excesso de confiança e a crença de que o mercado externo é similar ao interno. “As empresas que buscam exportar querem diversificação e precisam de atualização tecnológica e planejamento para traçar o perfil do mercado que pretendem atingir”, disse.
A iniciativa é fruto do Projeto Inserção Internacional Competitiva de Pequenos Negócios (Inseri), convênio assinado entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae Nacional com foco na internacionalização das empresas brasileiras, com o desenvolvimento de ações que promovam o fomento do comércio internacional. O próximo curso irá acontecer em junho, com o tema “Formação de Preço para Exportação”.