Com o objetivo promover a troca de experiências entre empresas britânicas e brasileiras, apresentar novas tecnologias e debater os desafios do setor de energia, óleo e gás e indústria naval, foi promovido no Rio de Janeiro o UK Energy in Brazil 2016. Organizado pela Missão Diplomática Britânica no Brasil e pelo UK Trade and Investment (UKTI), o evento que aconteceu no último dia 08 de março contou com a participação do vice-presidente institucional da Findes em Serra, José Carlos Zanotelli, e do coordenador-executivo do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF-ES), Rusdelon Rodrigues de Paula.
Na quarta edição do evento foram realizados três workshops simultâneos, com a participação de palestrantes e empresas dos setores de óleo e gás, de energia e indústria naval do Brasil e do Reino Unido, tendo como temas centrais a construção naval e offshore, tecnologia subsea e a maximização da produção. Também aconteceu sessão plenária, presidida pelo embaixador britânico Alex Ellis, reuniões individuais entre empresas do Brasil e UK e espaço para networking. Ao todo, 18 companhias britânicas participaram do UK Energy in Brazil.
Segundo análise de Zanotelli as parcerias com as empresas internacionais são fundamentais para a competitividade das indústrias capixabas. “Durante os workshops tive a oportunidade de fazer network com 18 empresários britânicos, que me apresentaram tecnologias de ponta para utilizar em todos os setores de exploração de petróleo e da indústria naval”, completou.
Na avaliação de Rusdelon, parcerias estratégicas vêm sendo amadurecidas a partir desses encontros. “Por meio do PDF buscamos firmar parcerias estratégicas com as empresas britânicas que atuam na área de energia e são excelência em tecnologia nesses setores. É mais uma etapa para ampliar acordos empresariais internacionais para fomentar o desenvolvimento da indústria capixaba”, enfatizou.