Programa Cozinha Capixaba qualificará moradores de Linhares

O curso será oferecido gratuitamente pela Escola Móvel Cozinha Capixaba, no pátio do Sindimol, em Linhares

Moradores de Linhares já podem comemorar. É que a cidade será primeira a receber o programa Cozinha Capixaba, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-ES), e lançado pelo Sistema Findes em fevereiro. O objetivo é promover a educação alimentar dos trabalhadores capixabas, resgatando a história de 10 alimentos típicos do Estado.

O curso, ministrado em Linhares a partir do dia 27 de março, abordará o conteúdo do volume I da série de livros sobre o assunto publicada pelo Sesi, que contém os alimentos mamão, morango, café, banana e pescado. Com carga horária de 96 horas, a duração total da qualificação é de aproximadamente um mês e meio. As vagas estão disponíveis em duas turmas de cada turno (vespertino
e noturno), com capacidade para atender até vinte alunos por vez. O curso será oferecido gratuitamente aos trabalhadores da indústria, seus dependentes e membros da comunidade, com idade
mínima de 16 anos.

Tanto as inscrições quanto as aulas serão realizadas no Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Linhares e Região Norte do Espírito Santo (Sindimol), localizado na Avenida dos
Moveleiros, nº 50, Setor Industrial, bairro Canivete. Para o vice-presidente institucional da Findes em Linhares e região, Paulo Joaquim do Nascimento, a chegada da Escola Móvel Cozinha Capixaba em Linhares fortalece a cadeia produtiva da região. “É um
espaço equipado e moderno, com docentes qualificados para ensinar as melhores receitas dos produtos que temos em nossa região. Por isso, agradeço ao nosso presidente Marcos Guerra por dar este presente aos linharenses, que abraçarão esta nobre oportunidade”, comemorou o dirigente.

Curso – Cozinha Capixaba Volume I – Mamão, Morango, Café, Banana e Pescado

Carga horária – 96 horas.
Período do curso – 27 de março a 09 de maio de 2017.
Quantidade de alunos – de 17 a 20 participantes por turma.
Número de turmas – 2 turmas, sendo 1 em cada turno.
Horários – Vespertino (das 13h às 17h) e noturno (das 18h às 22h).
Pré-requisito para matrícula – Trabalhador da indústria, seus dependentes e comunidade em geral,
com idade mínima de 16 anos e que, no mínimo, seja alfabetizado.

Documentação

– Ficha de matrícula preenchida e assinada pelo aluno;
– Cópia do RG (frente e verso);
– Cópia do CPF;
– Auto declaração de baixa renda.

Local das inscrições

Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Linhares e Região Norte do Espírito Santo (Sindimol) – Avenida dos Moveleiros, 50, Setor Industrial, bairro Canivete, Linhares (ES).

O programa

Peixe, café, banana, mamão, morango, milho, coco, inhame, laticínios e carnes foram os alimentos selecionados para promover a educação nutricional dos capixabas nos dois primeiros livros da série Cozinha Capixaba. Foi realizado um resgate histórico para contextualizar a importância de cada um deles e uma equipe multidisciplinar, formada por nutricionista, historiador, especialista em economia doméstica e alguns dos principais chefs de cozinha do Estado, atuou na criação dos livros do programa, que servirão de material didático durante os cursos. A versão digital do material está disponível para download no site do Sesi-ES: www.sesi-es.org.br.

A Unidade Escola Móvel

A unidade destaca-se pelas inovações tecnológicas que, entre outros aspectos, a tornam autossustentável na questão do consumo de água. Um sistema capta a água do ar-condicionado para que seja utilizada na lavagem dos utensílios, por exemplo. Além disso, possui gerador próprio de energia, permitindo que as aulas sejam realizadas mesmo em situação de falta de luz. Câmeras de vídeo, instaladas em diversos pontos, ampliam o ângulo de visão dos alunos, ajudando no aprendizado e no entendimento da execução das receitas.

A acessibilidade está garantida na unidade móvel, que possui também cadeiras para canhotos e obesos. A reposição dos alimentos é feita por uma porta separada da entrada dos alunos, onde fica a sala de pré-preparo. A unidade pode ficar estacionada em qualquer tipo de terreno, pois possui um equipamento de autonivelamento inovador, pronta para adaptação a qualquer condição do solo.

Por Milan Salviato

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

26 de abril de 2024
Multinacional de petróleo e gás vai apresentar os investimentos que fará no ES
25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo