Mais Negócios: 11ª Semana do Plástico reúne empresários para interface setorial

Assessor Econômico da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), Marcos Nascimento

O setor de Transformados Plásticos do Espírito Santo participa até o próximo dia 27, na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e em unidades do Sesi-ES e Senai-ES, da Semana do Plástico. Entre os atrativos da programação estão palestras, workshops, Interface Setorial e Dia de Lazer e Cultura.

Esta é a 11ª edição da Semana do Plástico que, em seu primeiro dia, 23 de outubro, no Salão da Indústria da Findes, contou com a Interface Setorial – iniciativa que busca gerar mais negócios regionais. O encontro reuniu 23 empresas, sendo 9 demandantes e 14 fornecedores, de diferentes arranjos produtivos locais e contou ainda com a palestra “Perspectivas da Economia para o Setor de Transformados Plásticos”, ministrada pelo assessor Econômico da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), Marcos Nascimento.

Na ocasião, o assessor explicou que depois de três anos de recessão, o setor fechou o ano de 2017 com números positivos. “O desempenho da indústria de transformados plásticos superou as nossas expectativas e registrou alta de 2,5% em relação a 2016. Além disso, depois de três anos com fechamento de postos de trabalho, o setor encerrou o ano com a abertura de 4.696 vagas, o que significa um incremento de 1,5%”.

Como referência do poder gerador de riquezas do setor de plásticos no Brasil, segundos dados da Abiplast, a cada milhão de reais de produção pela indústria de transformados plásticos são gerados 29 empregos e irradiados R$ 3,35 milhões no próprio setor, em seus fornecedores, na renda gerada pelo emprego e no consumo.

Tendências

O plástico é um elemento fundamental da indústria do futuro. Está presente na nanotecnologia, na impressão 3D, drones, home robots, sensores flexíveis, entre outras soluções que terão uso cada vez mais frequente. Por isso, segundo Marcos, é necessário que as empresas reflitam e se posicionem dentro dos novos modelos de negócios e de produção, atrelados ao que chamamos de indústria 4.0.

“O plástico está inserido em quase todos os setores. Desde os artefatos mais primários e cotidianos até aqueles de alta tecnologia. Bioplásticos, por exemplo, já têm lugar garantido na economia circular como oportunidade de negócio em embalagens para alimentos e cosméticos. Vale o mesmo para as resinas commodities utilizadas como insumos para impressão 3D e seus profundos efeitos na manufatura aditiva, embutida no conceito da Indústria 4.0”.

Rodada de negócios

Na oportunidade, também foram realizadas Rodadas de Negócios, que tem como objetivo criar um ambiente para que as empresas negociem seus produtos e serviços e estabeleçam novas parcerias. As rodadas geraram mais de 78 interesses de compra e venda comuns.

 

Programação

14h às 16h – Workshop: “O Plástico no Agronegócio” – Auditório Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes).

Palestras Técnicas “Otimização do Processo de Injeção” e minicurso “Avançado em injeção para preparadores e reguladores de máquinas” – Escola Senai do Plástico Antônio Carlos Torres.

Entrega de Medalhas aos participantes da 2ª Gincana Tampinha Legal nas Unidades Operacionais Sesi/Senai-ES.

13h às 17h – Plastkids – Dia de Lazer e Cultura – Sesi Jardim da Penha

Por Cinthia Pimentel

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

2 de maio de 2024
Informe Estratégico – Receita Federal esclarece decisão sobre desoneração da folha de pagamento
2 de maio de 2024
Museu 100% interativo é atração inédita na reabertura do Centro Cultural Sesi
30 de abril de 2024
Informe Estratégico – TST irá definir tese quanto ao direito de oposição à contribuição assistencial