Na ocasião, a entidade promoveu debate com o tema “Inovação” no campus da Ufes
O debate com o tema “Inovação no Espírito Santo – Desafios para tornar o Estado mais inovador”, realizado pelo Cindes Jovem nessa segunda-feira, dia 11 de abril, no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em Goiabeiras, Vitória, marcou a abertura da Semana Estadual do Jovem Empreendedor 2016. Bastante representativo, o evento reuniu profissionais que atuam no fomento à inovação no Estado, autoridades e empresários.
Esse ano, a Semana do Jovem Empreendedor destaca pilares que sustentam o desenvolvimento de um ambiente de negócios como inovação, cultura empreendedora, regulação adequada, acesso ao capital e capital humano. Ao Cindes Jovem coube debater a importância da inovação no ambiente de negócios e a interação entre universidade e empresa, entre outras questões. “Acreditamos que esse pilar seja o caminho para que o mercado capixaba possa se desenvolver e crescer”, disse o presidente do Cindes Jovem, Vitor Lomba, durante a abertura do evento.
Um dos participantes do debate foi o presidente do Conselho Temático de Política Industrial e Inovação Tecnológica da Findes (Conptec) e proprietário da empresa Mogai Tecnologia da Inovação, juntamente com outros especialistas, como Christian Mariani, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes); e Evandro Millet, especialista na área de tecnologia e inovação.
Os debatedores falaram sobre o cenário capixaba atual e sugeriram medidas para ampliar as ações inovadoras. Todos foram unânimes em defender a criação de um “ecossistema de inovação”, com agências de fomento funcionando e incubadoras dentro das instituições de ensino. O objetivo seria de reduzir o hiato entre universidade e empresa. Os especialistas também falaram sobre o Parque Tecnológico de Vitória que já tem espaço reservado, mas ainda não saiu do papel.
Por Evelyn Trindade