O velocista Edson Luciano, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sidney, realizou duas palestras para alunos do Sesi-ES em Jardim da Penha
“O que motiva vocês?” Foi com essa pergunta que o velocista Edson Luciano, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sidney (2000) e bronze no revezamento 4×100 em Atlanta (1996), iniciou as duas palestras realizadas na última sexta-feira, dia 8 de abril, no Teatro do Sesi-ES, em Vitória. E ele teve um desafio ainda maior do que já estava acostumado em suas palestras: o de entreter e de passar a mensagem para cerca de 600 crianças entre 10 e 12 anos. Seguindo o gancho inicial, Edson conseguiu prender a atenção dos estudantes do Sesi-ES de Jardim da Penha (cerca de 500 alunos) e da Prefeitura de Vitória (100 alunos) para explicar sobre a importância de se ter um foco para atingir objetivos.
Para transmitir a mensagem, Edson contou a própria história de superação e conquistas, com passagens dramáticas e outras tantas também muito divertidas, fazendo com que a garotada acompanhasse atentamente. “Venho de uma família que teve bastante dificuldade, mas tive uma carreira feliz e abençoada. Nunca imaginei que pudesse participar de Olimpíadas, viajar e estar hoje aqui ministrando palestras para vocês”, disse o velocista. “Porém, para conquistar tudo isso, eu tive que trabalhar minha motivação com um foco bem definido. As oportunidades, muitas vezes, passam na sua frente e você as deixa ir embora. Por isso, é preciso ter um foco”, enfatizou Edson.
Para o atleta, o esporte faz parte de um conjunto que ajuda a moldar para melhor o caráter de todo ser humano. “Esporte, Cultura e Educação são os pilares para formar um Ser Humano. É por isso que todos vocês aqui precisam dar valor aos estudos e aproveitar às oportunidades de envolvimento com Esporte e Cultura. Lá na frente, vocês verão os resultados positivos disso”, disse Edson Luciano.
Após as palestras, que foram realizadas de manhã e à tarde, Edson atendeu os alunos, conversou com eles, posou para fotos e passou ainda mais ensinamentos para a garotada. “É um desafio entreter essa faixa etária”, admitiu o velocista, após suas apresentações. “Por isso, eu fiz uma palestra com muitos vídeos e passagens divertidas. Essa garotada está numa idade na qual as cobranças se tornam maiores, apesar deles ainda serem crianças, e o Esporte sempre bate na tecla de estar focado, motivado. Nos estudos é a mesma coisa. Eles vão sair da escola e têm a pressão de escolher um curso na faculdade, passar no vestibular e, após isso, vem o mercado de trabalho. Esses jovens têm que entender que são o futuro de nosso País e que, se tiverem um foco, uma motivação, eles farão um futuro melhor para todos”, completou Edson Luciano.
A mensagem surtiu efeito nos estudantes. Foi o que disse Carlos Eduardo Reis, 11 anos, do 6º ano do Sesi-ES: “O Edson nos motivou bastante! E a história de vida dele me mostrou que, independentemente de onde você veio, com foco e determinação pode conquistar seus objetivos”. Já Ivan Pedro Fernandes, 10 anos, também do 6º ano do Sesi-ES, se emocionou com a apresentação. “Foi emocionante! Eu vi que o estudo é muito importante para estarmos preparados para o futuro, e que o Esporte ajuda demais!”, comentou Ivan. Seu colega de sala, Carlos Eduardo Santos, 10 anos, num comentário condizente para uma criança, ainda ressaltou: “Não foi uma palestra chata! Muito pelo contrário. E olha que foi um hora de apresentação! Eu me diverti demais aprendendo que a preparação traz resultados lá na frente!”.
Maratoninha
A ação fez parte do Circuito Caixa de Maratoninha, que no Estado teve o apoio do Sesi-ES. O movimento, do qual o Edson Luciano é um dos padrinhos, juntamente com outros nomes de peso do esporte nacional — como Robson Caetano e Vandelei Cordeiro, entre outros chamados pelo projeto de “Heróis do Atletismo” –, visa a incentivar a prática do esporte de alto rendimento
por todo o país.
O Circuito Caixa de Maratoninha percorre todo o Brasil e envolve crianças de seis a 12 anos, divididas por faixa etária e gênero. O percurso da corrida é de 300 e de 100 metros. No domingo (10/04), foi realizada a etapa capixaba da Maratoninha propriamente dita, ocorrida na Praça dos Desejos, em Vitória, com a participação de 230 alunos da Rede Sesi de Ensino da Grande Vitória, além de outras instituições de ensino.
Por Fabio Martins