03/06/2015 – Ministro defende regime de transição para micro e pequenas empresas em evento na Findes

O ministro Guilherme Afif Domingos detalhou o projeto “Crescer sem medo”

“Investir na micro e pequena empresa é garantir o emprego em momentos de crise”. Com essas palavras, o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, defendeu o projeto “Crescer sem medo”, apresentado nessa terça-feira, dia 2 de junho, no auditório do Edifício Findes. Ao lado do presidente da Findes, Marcos Guerra, Afif discutiu as novas propostas em votação no Congresso para desburocratizar a vida dos empreendedores brasileiros.

A apresentação foi realizada durante o Seminário Estadual da Comissão Especial do Supersimples, organizado com apoio dos deputados Bruno Lamas e Hélder Salomão. Em seu pronunciamento, o ministro enalteceu a força das micro e pequenas empresas (MPEs) na economia. “As micros e pequenas conseguem se adaptar mais rapidamente aos novos cenários durante a crise, mas é preciso desburocratizar as questões tributárias e investir no desenvolvimento dos bons negócios”, explicou.

“Hoje, as empresas têm medo de crescer. Foi pensando nisso que levamos ao Congresso o Projeto de Lei Complementar nº 448/14, o ‘Crescer sem medo’. Queremos criar um regime de transição, uma rampa lenta que permita ao empresário aumentar seu negócio sem receio de sair do Simples e cair no ‘difícil’”, detalhou. “Entre os principais pontos da mudança está o novo limite do Simples, que sai dos atuais R$ 3,6 milhões para R$ 7,2 milhões”, enfatizou.

Durante a abertura do evento, o presidente Marcos Guerra se emocionou ao falar dos desafios enfrentados pelos empreendedores. “O desemprego e a inflação voltaram a assustar os brasileiros e a pesar nos ombros da indústria e das MPEs. O avanço das micro e pequenas é fundamental nesse momento de dificuldades, principalmente pela contribuição que elas dão ao desenvolvimento do país. Não podemos jogar uma pá de cal no sonho dos empreendedores e no esforço dos pequenos empresários. Essa não é uma bandeira da indústria, mas de todos que sustentam o país com empregos e oportunidades”, desabafou.

O evento

As discussões em favor das MPEs vêm sendo realizadas em todo o Brasil e reunidas em relatórios estaduais. O material será utilizado para aprimorar os novos projetos em elaboração. A comitiva seguirá para Goiás no dia 16 de junho para dar continuidade às rodadas de debate. Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo foram os primeiros Estados a receber o Seminário.

Em Vitória, o encontro reuniu mais de 200 pessoas, entre prefeitos, parlamentares, secretários, executivos, presidentes de sindicatos e representantes de entidades. Entre as autoridades que prestigiaram o Seminário estavam os vice-presidentes da Findes Aristoteles Passos Costa Neto e Clara Thaís Rezende Cardoso Orlandi; o secretário estadual de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo; o diretor-superintendente do Sebrae, José Eugênio Vieira; e o presidente da Amunes, Dalton Perin.

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

22 de junho de 2026
Comitiva da FINDES participa de debate com presidenciáveis em Brasília
19 de junho de 2026
Semana da Integridade da FINDES destaca impacto das atitudes na reputação profissional
18 de junho de 2026
Parceria entre FINDES e Nova ES vai atrair empresas para o Estado