O ministro Guilherme Afif Domingos detalhou o projeto “Crescer sem medo”
“Investir na micro e pequena empresa é garantir o emprego em momentos de crise”. Com essas palavras, o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, defendeu o projeto “Crescer sem medo”, apresentado nessa terça-feira, dia 2 de junho, no auditório do Edifício Findes. Ao lado do presidente da Findes, Marcos Guerra, Afif discutiu as novas propostas em votação no Congresso para desburocratizar a vida dos empreendedores brasileiros.
A apresentação foi realizada durante o Seminário Estadual da Comissão Especial do Supersimples, organizado com apoio dos deputados Bruno Lamas e Hélder Salomão. Em seu pronunciamento, o ministro enalteceu a força das micro e pequenas empresas (MPEs) na economia. “As micros e pequenas conseguem se adaptar mais rapidamente aos novos cenários durante a crise, mas é preciso desburocratizar as questões tributárias e investir no desenvolvimento dos bons negócios”, explicou.
“Hoje, as empresas têm medo de crescer. Foi pensando nisso que levamos ao Congresso o Projeto de Lei Complementar nº 448/14, o ‘Crescer sem medo’. Queremos criar um regime de transição, uma rampa lenta que permita ao empresário aumentar seu negócio sem receio de sair do Simples e cair no ‘difícil’”, detalhou. “Entre os principais pontos da mudança está o novo limite do Simples, que sai dos atuais R$ 3,6 milhões para R$ 7,2 milhões”, enfatizou.
Durante a abertura do evento, o presidente Marcos Guerra se emocionou ao falar dos desafios enfrentados pelos empreendedores. “O desemprego e a inflação voltaram a assustar os brasileiros e a pesar nos ombros da indústria e das MPEs. O avanço das micro e pequenas é fundamental nesse momento de dificuldades, principalmente pela contribuição que elas dão ao desenvolvimento do país. Não podemos jogar uma pá de cal no sonho dos empreendedores e no esforço dos pequenos empresários. Essa não é uma bandeira da indústria, mas de todos que sustentam o país com empregos e oportunidades”, desabafou.
O evento
As discussões em favor das MPEs vêm sendo realizadas em todo o Brasil e reunidas em relatórios estaduais. O material será utilizado para aprimorar os novos projetos em elaboração. A comitiva seguirá para Goiás no dia 16 de junho para dar continuidade às rodadas de debate. Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo foram os primeiros Estados a receber o Seminário.
Em Vitória, o encontro reuniu mais de 200 pessoas, entre prefeitos, parlamentares, secretários, executivos, presidentes de sindicatos e representantes de entidades. Entre as autoridades que prestigiaram o Seminário estavam os vice-presidentes da Findes Aristoteles Passos Costa Neto e Clara Thaís Rezende Cardoso Orlandi; o secretário estadual de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo; o diretor-superintendente do Sebrae, José Eugênio Vieira; e o presidente da Amunes, Dalton Perin.