01/04/2016 – Empresas capixabas se classificam para cooperação técnica com a Petrobras

Com a articulação do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás, sete empresas e consórcios locais qualificaram-se tecnicamente para se tornarem fornecedoras da estatal brasileira e, por extensão, para todo o setor, em escala mundial

O Fórum Capixaba de Petróleo e Gás – FCP&G, coordenado pelo Sistema Findes por meio do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo – Ideies, chega ao seu terceiro ano de atuação colhendo bons resultados e lançando novas metas a serem cumpridas. Fruto de parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), Sistema Findes e Petrobras, o Fórum foi instituído em setembro de 2013 com o objetivo de articular e apoiar as ações das organizações que atuam no Espírito Santo em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva de petróleo e gás. E os resultados são constantes, a exemplo do mais recente: sete empresas e consórcios capixabas foram classificados para atender às demandas tecnológicas da Petrobras lançadas na última edição da Mec Show – Feira da Metalmecânica, Energia e Automação do Espírito Santo, ocorrida em julho do ano passado.

“O grande futuro está ali, no exemplo dessas empresas e consórcios”, comemora o coordenador executivo do FCP&G, Luiz Alberto de Souza Carvalho. “É a coroação dos quase três anos de trabalho do FCP&G, pois a excelência técnica atingida por essas empresas para atenderem às demandas da Petrobras abre oportunidades no mundo todo nesse setor”, completa Luiz Alberto.

“A Petrobras é importantíssima nesse processo, pois fornece um ambiente favorável para o desenvolvimento de tecnologias que resultam em produtos de maior qualidade. Essas empresas agora têm condições para atender a outras demandas, a exemplo da multinacional Shell, que prevê investimentos da ordem de R$ 4,6 bilhões para a Fase 3 do Parque das Conchas, campo de exploração localizado no litoral capixaba, além dos R$ 98,4 bilhões previstos para até 2020 pela própria Petrobras”, completa o dirigente.

As sete empresas* e consórcios** classificados são: Ictus, Consórcio Mogai/Vixfly, Qualimec, Tecvix D & I, HKM, Columbia P & D, e Consórcio Columbia P & D/Metacon/Mogai.

Confira as empresas e os projetos classificados:

 *Algumas empresas foram classificadas com mais de um projeto ou como parte de um consórcio.
**Em alguns projetos, houve um consórcio (cooperação) entre duas ou mais empresas.

Por Fabio Martins

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

8 de outubro de 2024
PIM-PF: Em 12 meses, produção industrial do ES cresce 6,1%
3 de outubro de 2024
Informe Estratégico – Novo modelo de transação tributária para débitos de ICMS
2 de outubro de 2024
Sesi ES oferece mais de 300 vagas gratuitas para Nova EJA, com certificação profissional