
O especialista em inovação e transformação digital palestrou no primeiro dia do Meeting de Líderes 2025, na última sexta-feira (29)
O futuro já chegou para as empresas. Das pequenas às grandes, o uso de ferramentas digitais é uma realidade e um caminho sem volta. De olho nessas tendências, o especialista em inovação e transformação digital, Walter Longo, que palestrou no primeiro dia do Meeting de Líderes 2025, na última sexta-feira (29), apresentou um olhar para o que está por vir dividido em quatro pontos de atenção para o futuro das empresas.
O encontro é realizado anualmente pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e pelo Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes), em Pedra Azul, Domingos Martins. Neste ano, o tradicional encontro de empresários e lideranças capixabas teve como patrocinadores Arcelor, Samarco, Sebrae, Sicoob, Suzano e Vale.
Walter Longo explicou que vivemos em um momento em que as empresas apresentam margens decrescentes e complexidades crescentes. Somado a isso, a sociedade vem adotando novos comportamentos de consumo vivendo na “era da efemeridade, com relações fugazes e perda de fidelidade”, impactando tanto colaboradores quanto clientes.
Para o especialista, nesse momento é preciso desenvolver uma alma digital na empresa e ir muito além de usar ferramentas digitais para se adaptar a essa mudança. Ou seja, para além de investir e usar tecnologias é preciso que a empresa se integre ao meio digital. “Investir em tecnologia é condição essencial, mas não é suficiente!”, apontou.
Ainda de acordo com o especialista, a análise preditiva, impulsionada por algoritmos e inteligência artificial, está revolucionando o mercado que conhecemos. Para ele, o cruzamento de dados permite que análises, antes inexistentes, sejam realizadas de forma rápida e facilitada, impactando desde a logística até a relação com os clientes. “Análise preditiva é o futuro de qualquer negócio e está na nossa mão termos uma interação individualizada com os nossos clientes.”
Conheça os quatro pontos de atenção para o futuro das empresas
- Precisamos ir muito além das ferramentas digitais (sites, seguidores, ecommerce, etc.)
- Nesse momento é preciso desenvolver uma alma digital na empresa, e isso é ir muito além de usar ferramentas digitais. Investir em tecnologia é condição essencial, mas não é suficiente.
- Temos que entender que mudança é o único estado permanente.
- Devemos focar nas tendências porque lá está o futuro. E precisamos resolver as pendências sem perder a essência.
2 – O Big Data e a gestão de dados vão liderar as relações
- Para gerir uma empresa daqui para a frente será preciso o uso de Big Data.
- O uso do Big Data para conhecer e se relacionar com o cliente é fundamental em qualquer estratégia para o futuro.
- O mundo está exigindo cada vez mais celeridade na entrega do produto, flexibilidade de processos e individualidade de contato.
- Não adianta ter um banco de dados, mas sim um banco de fatos cruzados com dados.
3 – Precisamos aprender a operar na era da efemeridade
- Toda essa visão fugaz da realidade tem afetado muito o comportamento das novas gerações, que passaram a não ter mais o comportamento de compromisso.
- A efemeridade mudou todas as premissas de relação com o mercado. E a gratificação instantânea está exigindo um novo tipo de relacionamento com os nossos clientes.
- Velocidade de entrega está se tornando tão importante quanto preço.
- As três dimensões da IA são: tomar decisão cada vez melhor baseado em dados; ter mais eficiência na produção e redução de custos; melhorar a experiência aprimorada do cliente.
- Toda nova tecnologia sempre foi adotada primeiro pelas grandes empresas e pessoas mais jovens. Já a IA, é a primeira que está sendo adotada primeiro pelas empresas menores e pelas pessoas mais velhas.
- Estamos vendo uma migração cognitiva que vai ter grandes repercussões no mercado de trabalho.
- Nós não estamos mais em tempo de mudança, mas sim em mudança de tempo.
- Os principais impactos da IA são: aumentar a produtividade e reduzir erros e falhas.
4 – Individualizar relações: a IA já está entre nós e muda tudo de novo
- Em tempo de rede social, qualquer um pode definir antecipadamente o ciclo de motivação social do seu cliente.
- Tudo o que não puder ser digitalizado vai ter mais valor. Os fatores humanos farão a diferença daqui para a frente.
- A nova qualidade não é saber trabalhar em equipe, mas sim trabalhar em rede.
- O futuro da inteligência não será artificial, será expandida e integral.
Por Siumara Gonçalves
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