Walter Longo: quatro pontos de atenção para o futuro das empresas

Especialista em inovação e transformação digital, Walter longo | Foto: Thiago Guimarães/Findes

O especialista em inovação e transformação digital palestrou no primeiro dia do Meeting de Líderes 2025, na última sexta-feira (29) 

O futuro já chegou para as empresas. Das pequenas às grandes, o uso de ferramentas digitais é uma realidade e um caminho sem volta. De olho nessas tendências, o especialista em inovação e transformação digital, Walter Longo, que palestrou no primeiro dia do Meeting de Líderes 2025, na última sexta-feira (29), apresentou um olhar para o que está por vir dividido em quatro pontos de atenção para o futuro das empresas. 

O encontro é realizado anualmente pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e pelo Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes), em Pedra Azul, Domingos Martins. Neste ano, o tradicional encontro de empresários e lideranças capixabas teve como patrocinadores Arcelor, Samarco, Sebrae, Sicoob, Suzano e Vale.  

Walter Longo explicou que vivemos em um momento em que as empresas apresentam margens decrescentes e complexidades crescentes. Somado a isso, a sociedade vem adotando novos comportamentos de consumo vivendo na “era da efemeridade, com relações fugazes e perda de fidelidade”, impactando tanto colaboradores quanto clientes. 

Para o especialista, nesse momento é preciso desenvolver uma alma digital na empresa e ir muito além de usar ferramentas digitais para se adaptar a essa mudança. Ou seja, para além de investir e usar tecnologias é preciso que a empresa se integre ao meio digital. “Investir em tecnologia é condição essencial, mas não é suficiente!”, apontou.   

Ainda de acordo com o especialista, a análise preditiva, impulsionada por algoritmos e inteligência artificial, está revolucionando o mercado que conhecemos. Para ele, o cruzamento de dados permite que análises, antes inexistentes, sejam realizadas de forma rápida e facilitada, impactando desde a logística até a relação com os clientes. “Análise preditiva é o futuro de qualquer negócio e está na nossa mão termos uma interação individualizada com os nossos clientes.” 

 

Conheça os quatro pontos de atenção para o futuro das empresas  

  1. Precisamos ir muito além das ferramentas digitais (sites, seguidores, ecommerce, etc.)  
  • Nesse momento é preciso desenvolver uma alma digital na empresa, e isso é ir muito além de usar ferramentas digitais. Investir em tecnologia é condição essencial, mas não é suficiente.  
  • Temos que entender que mudança é o único estado permanente. 
  • Devemos focar nas tendências porque lá está o futuro. E precisamos resolver as pendências sem perder a essência. 

2 – O Big Data e a gestão de dados vão liderar as relações 

  • Para gerir uma empresa daqui para a frente será preciso o uso de Big Data. 
  • O uso do Big Data para conhecer e se relacionar com o cliente é fundamental em qualquer estratégia para o futuro. 
  • O mundo está exigindo cada vez mais celeridade na entrega do produto, flexibilidade de processos e individualidade de contato. 
  • Não adianta ter um banco de dados, mas sim um banco de fatos cruzados com dados. 

3 – Precisamos aprender a operar na era da efemeridade 

  • Toda essa visão fugaz da realidade tem afetado muito o comportamento das novas gerações, que passaram a não ter mais o comportamento de compromisso. 
  • A efemeridade mudou todas as premissas de relação com o mercado. E a gratificação instantânea está exigindo um novo tipo de relacionamento com os nossos clientes. 
  • Velocidade de entrega está se tornando tão importante quanto preço.  
  • As três dimensões da IA são: tomar decisão cada vez melhor baseado em dados; ter mais eficiência na produção e redução de custos; melhorar a experiência aprimorada do cliente.  
  • Toda nova tecnologia sempre foi adotada primeiro pelas grandes empresas e pessoas mais jovens. Já a IA, é a primeira que está sendo adotada primeiro pelas empresas menores e pelas pessoas mais velhas. 
  • Estamos vendo uma migração cognitiva que vai ter grandes repercussões no mercado de trabalho.  
  • Nós não estamos mais em tempo de mudança, mas sim em mudança de tempo. 
  • Os principais impactos da IA são: aumentar a produtividade e reduzir erros e falhas. 

4 – Individualizar relações: a IA já está entre nós e muda tudo de novo 

  • Em tempo de rede social, qualquer um pode definir antecipadamente o ciclo de motivação social do seu cliente. 
  • Tudo o que não puder ser digitalizado vai ter mais valor. Os fatores humanos farão a diferença daqui para a frente. 
  • A nova qualidade não é saber trabalhar em equipe, mas sim trabalhar em rede. 
  • O futuro da inteligência não será artificial, será expandida e integral.  

 

Por Siumara Gonçalves 

 

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