Vitória sedia maior evento de reciclagem do Espírito Santo

Foto: Divulgação/Simreciclo

Encontro aberto ao público traz discussões, insights e tecnologias para a indústria de resíduos e reciclagem do ES 

O Espírito Santo sedia, nos dias 15 e 16 de outubro, o Recicla Summit ES, maior evento do Estado do segmento e tem como tema a pauta “Reciclagem 360º: inovação, sustentabilidade e competitividade na nova economia circular”. O encontro é aberto ao público e acontece na Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), reunindo especialistas e líderes do setor nacional e estadual, para discutir as estratégias e tecnologias da indústria de resíduos.  

Inscreva-se: https://findes.online/inscricoesreciclasummit 

Organizado pelo Sindicato das Empresas de Reciclagem do Estado do Espírito Santo (SimReciclo), o evento conta com debates e painéis. De acordo com o presidente do SimReciclo, Luiz Alberto Baptista, o objetivo é criar um ambiente de troca de conhecimento e conectar produtores, recicladores e mercado, impulsionando a economia verde no Estado. “A reciclagem é uma pauta do presente e do futuro. Vamos abordar temas como o mercado de carbono, a inteligência artificial e as finanças verdes. É a oportunidade para os empresários capixabas se atualizarem sobre a nova economia circular, uma nova forma de desenvolver produtos e serviços, alinhada aos cuidados com o meio ambiente e processos como o da descarbonização”, destacou o presidente.  

Dados de 2024, da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), mostram que a reciclagem no Brasil atingiu 8% do total de resíduos sólidos urbanos. Já em 2025, o Plano Nacional de Economia Circular (Enec), estudos da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e novas análises da própria Abrema reforçam a necessidade de ampliar esse índice. Essas entidades e o governo federal destacam desafios como logística, qualidade da matéria-prima e cumprimento da PNRS, apontando o fortalecimento institucional, a inovação e o maior uso de reciclados pela indústria como caminhos prioritários.  

A pauta da reciclagem não é mais um assunto secundário. Pelo contrário, está no coração da nova economia, e o Espírito Santo tem se posicionado como um polo importante nessa área. Os dados mostram a força dessa transformação, já que o Estado já conta com 78 empresas dedicadas à coleta, tratamento de resíduos e recuperação de materiais, sendo a maioria delas microempresas. Elas fomentam o mercado local, gerando demanda, oportunidades e empregos, que chegam a um salário médio de R$ 3.828,68.  

A capital da reciclagem no ES é a Serra, que concentra o maior número de empresas do setor. Juntas, essas companhias e outras espalhadas pelo território capixaba formam um ecossistema, movimentando a economia. São trabalhadores, em sua maioria, do sexo masculino, com ensino médio completo, que operam na linha de frente da transformação de resíduos em recursos. 

O presidente do SimReciclo, Luiz Alberto Baptista, destaca que apesar do crescimento, o setor ainda tem um caminho a percorrer. “A reciclagem no Brasil atinge apenas 8% dos resíduos sólidos urbanos, um número que precisa crescer para que o país e o Espírito Santo aproveitem todo o potencial da economia circular. É nesse ponto que o Recicla Summit ES entra. O evento se propõe a ser o catalisador dessa mudança, conectando empresários, especialistas e o poder público para discutir o futuro do setor”. 

Cenário e estratégias  

O primeiro dia do evento, 15 de outubro, será dedicado a discutir o cenário e as estratégias sobre reciclagem. A programação terá a participação de Fabiano Duarte, do Instituto Brasileiro de Economia Circular, que abordará como a economia circular pode impulsionar a reciclagem. Em seguida, o autor do livro Liderança e Sustentabilidade, Vitor Seravalli, que discutirá sobre o tema Liderança com Propósito, e como as empresas estão alinhando reputação, lucro e sustentabilidade. 

O sócio e diretor técnico da Resitech e fundador & CEO da startup Valores, Vinícius Bernardi, falará sobre a “Reciclagem 4.0” e como a transformação digital está redefinindo o setor. O painel será complementado por Caio Scheidegger, do Ecossistema Recife, que vai detalhar o uso de Inteligência Artificial e Big Data na gestão de resíduos. 

Mercado de carbono e finanças verdes  

Outros temas em pauta serão mercado de carbono e financiamento sustentável, com debates sobre carbono verde. A palestra com Maria Haniya, da Bolsa de Valores Ambientais (BVRio), vai destacar como as empresas recicladoras podem atuar em mercados como o regulado de carbono. Destaque, ainda, para a abordagem sobre finanças verdes que contará com a participação do gerente comercial e de relacionamento do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Ezequiel Loureiro Nascimento, que trará formas de acessar recursos para o desenvolvimento de iniciativas sustentáveis. 

A programação também abordará a importância da comunicação e engajamento. A CEO da agência capixaba TIPZ, Lygia Bellotti, discutirá estratégias para criar valor compartilhado na comunicação, e fortalecer a conexão entre geradores e recicladores de resíduos. 

Serviço Recicla Summit ES  

15/10 (Quarta-feira): 8h às 17 

16/10 (Quinta-feira): 8h30 às 18h 

Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) 

Entrada gratuita 

Inscrições pelo link: https://findes.online/inscricoesreciclasummit

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected] 

 

Mais informações | SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente

Telefone: 0800 102 0880   Whatsapp: 27 99841-2270(clique aqui)
E-mails: [email protected] | [email protected] | [email protected] | [email protected]

 

RELAÇÕES COM A IMPRENSA | FINDES  

Rita Benezath – Assessoria de Imprensa
Telefone: (27) 99623-8089
E-mail: [email protected]

Anderson Barollo – Assessoria de Imprensa 
Telefone: (27) 99623-8089
E-mail: [email protected]

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

12 de novembro de 2025
Informe Estratégico – Novas Regras do PAT
12 de novembro de 2025
PIM-PF: ES lidera crescimento de produção industrial do país com alta de 7,5% no ano
11 de novembro de 2025
Informe Estratégico – A Reforma Trabalhista de 2017: Oito anos de modernização das relações laborais