04/12/2016 – Torneio Regional de Robótica classifica duas equipes do Sesi-ES para etapa nacional em Brasília (DF)

A seletiva, que reuniu 30 equipes do Espírito Santo, São Paulo e Distrito Federal, foi realizada no Sesi-ES de Jardim da Penha no último final de semana. A disputa foi para as três vagas para a etapa nacional do FLL®, que será realizada em março de 2017, em Brasília (DF)

O Torneio Regional de Robótica First® Lego® League (FLL®), realizado nos dias 02 e 03 de dezembro, no Sesi-ES de Jardim da Penha, em Vitória, classificou três equipes para a etapa nacional, que será realizada  nos dias 17, 18 e 19 de março de 2017, em Brasília. A equipe Lego Side, do Sesi-ES de Maruípe, conquistou o 1º lugar geral, seguida das equipes Retry (2º lugar – Escola Monteiro Lobato – ES) e Troia (3º lugar – Sesi-ES de Linhares). Foram dois dias de disputa intensa nas categorias de “Mesa de Robô”, “Design de Robô”, “Projeto de Pesquisa” e Core Values (o espírito de equipe), dentro do tema da temporada 2016/2017 do Torneio FLL®, Animal Allies, que estimula a criação de soluções para o melhor convívio entre seres humanos e animais.

A equipe “Lego Side”, do Sesi-ES de Maruípe (ES), que conquistou o 1º lugar geral

“O Torneio Regional de Robótica FLL® de 2016 teve uma emoção especial, pois as equipes do Sesi-ES tiveram um excelente desempenho. Foram oito troféus mais duas das três vagas para Brasília, incluindo o 1º geral”, comemora a gerente de Educação Básica do Serviço Social da Indústria no Espírito Santo (Sesi-ES), Josefina Prezentino. “Além dos excelentes resultados, o evento estava lindo e os trabalhos desenvolvidos por todos foram de alta qualidade, bem como a dedicação de todos os envolvidos, incluindo voluntários, docentes e diretores escolares”, completa Josefina.

Equipe “Retry”, da Escola Monteiro Lobato (ES): 2º lugar geral

Equipe Troia, do Sesi-ES de Linhares: 3º lugar 

 

Dedicação recompensada

A grande vencedora da seletiva realizada em Vitória foi a equipe Lego Side, do Sesi-ES Maruípe, formada pelos alunos João Pedro Camargo, Pedro Augusto Dias, Rafael Oliveira e Talyson Carlito, e cujo projeto de pesquisa desenvolvido para o Torneio, que propõe o combate à caça ilegal de caranguejo na Grande Vitória, recebeu muitos elogios de todos os participantes. Na temporada passada (2015/2016), eles conquistaram a última vaga disponível (7º lugar geral). E, pelo visto, aquele resultado os estimulou a buscar pelo lugar mais alto do pódio na temporada atual.

“Sem dúvida a nossa ida a Brasília para o encerramento da temporada 2015/2016, em março deste ano, foi um enorme estímulo para que pudéssemos conquistar um resultado ainda melhor na temporada atual”, confirma o professor de Matemática e também técnico da equipe Lego Side, Thiago Ferreira da Silva. “Imediatamente após essa participação, percebemos um comprometimento ainda maior da parte deles, o que sem dúvida pesou na conquista do 1º lugar desta última seletiva. E a Robótica influenciou muito positivamente esses meninos, principalmente na questão do trabalho em equipe, na concentração na sala de aula e até mesmo na redução da timidez de alguns deles”, completa o professor.

O jovem João Paulo Pereira, já “veterano” em participações na etapa nacional do Torneio FLL® – é a sua terceira seguida -, dá alguns detalhes sobre toda essa dedicação que garantiu o 1º lugar para a Lego Side. “Na temporada passada a gente estava confiante que conseguiria a classificação para Brasília. Mas, dessa vez, foi diferente. Aprendemos muito com a nossa participação na etapa nacional no início deste ano. Conversamos bastante com outras equipes mais experientes e que já haviam ido inclusive às etapas internacionais, e trouxemos essa bagagem de volta no intuito de buscarmos o melhor resultado possível. Foram muitas horas após as aulas e até mesmo nos finais de semana aperfeiçoando o nosso projeto, o nosso robô e o nosso espírito de equipe”, destaca o estudante do Sesi-ES de Maruípe, que completa: “se antes eu tinha dúvidas sobre qual carreira seguir após terminar o 2º grau, meu envolvimento com a Robótica me fez tomar a decisão de cursar algo ligado à Mecatrônica. Só tenho a agradecer ao Sesi-ES pela oportunidade de conhecer a Robótica na escola”.

Galeria de fotografias

Lições aprendidas

Assim como para os colegas da Lego Side, os jovens Dayana Freitas Santos, Maria Eduarda Pereira, Isabele Zuqui de Souza, Caio Rui Chiabai, Estevan Calatrone e Marcelo Bianchi Jr., da equipe Troia, do Sesi-ES de Linhares, a classificação em 3º lugar geral para a etapa nacional é resultado de um trabalho contínuo que vem sendo realizado desde temporadas passadas, com muitas lições aprendidas em suas participações anteriores no Torneio – eles também foram a Brasília na temporada 2015/2016.

“Os jovens da equipe Troia são alunos muito dedicados. Quando um desafio lhes é dado, eles vão em busca de todas as informações possíveis para executarem o melhor projeto de pesquisa, o melhor desempenho do robô e tudo o mais que envolve o Torneio FLL®”, atesta a professora de Robótica e Empreendedorismo e também técnica da equipe Troia, Rose Silva de Mello. “Já na participação da etapa nacional da temporada 2015/2016, no início deste ano, eles buscaram informações técnicas para o projeto da temporada atual. Sem dúvida, todo o esforço vem sendo recompensado”, completa Rose.

O projeto de pesquisa da equipe Troia também foi muito elogiado, pois visa a eliminar o problema do atropelamento de espécies nativas da região de Linhares nas rodovias locais, principalmente das onças, que infelizmente já fazem parte do grupo de animais em risco de extinção no Brasil. A busca pelas melhores soluções foi além da sala de aula, como explica a aluna Dayana Freitas Santos. “Além da experiência obtida em Brasília no começo deste ano, nós fomos atrás de engenheiros civis no intuito de elaborarmos a melhor solução para o problema, visando à construção de pontes suspensas e túneis para os animais atravessarem a rodovia sem riscos. Isso é um dos grandes benefícios do Torneio FLL®: oferecer uma visão mais ampla sobre o mundo que nos cerca – além, é claro, dos robôs, do raciocínio lógico e do espírito de equipe”, afirma Dayana.

Torneio Regional de Robótica First® Lego League® (FLL®)- Resultados

Classificados para o Torneio Nacional em Brasília – de 17 a 19 de março de 2017
1º Lugar – Lego Side – Sesi-ES de Maruípe (ES)
2º Lugar – Retry – Escola Monteiro Lobato (ES)
3º Lugar – Troia – Sesi-ES Linhares (ES)

Suplentes
The Kings – Sesi-ES Linhares (ES)
Energy Bots – Sesi-DF Gama (DF)

Prêmios Oficiais – Champions Award (por categorias)

Categoria Design de Robô

Desempenho do Robô
Lego Side – Sesi-ES de Maruípe (ES)

Design Mecânico
The Walking Lego – Sesi-ES de Jardim da Penha (ES)

Programação
The Kings – Sesi Linhares (ES)

Estratégia e Inovação
Energy Bots – Sesi-DF Gama (DF)

Categoria Pesquisa

Processo de Pesquisa
Legos Vorazes – Sesi-ES Maruípe (ES)

Solução Inovadora
Avalon – Sesi-de de Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Apresentação da Pesquisa
Lendários – Sesi-ES de Porto de Santana (ES)

Categoria Core Values

Inspiração
Ômega Bots – Sesi-ES de Araçás (ES)

Trabalho em Equipe
Level Up – Sesi-ES de Laranjeiras (ES)

Gracious Professionalism
Maquinolego – Sesi-ES Colatina (ES)

Prêmios Especiais

Estrela Iniciante
Os Jubileus – EMEF Narciso Araújo, Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Técnico
Roger Diego – Energy Bots – Sesi-ES Gama (DF)

Voluntário Destaque
Arthur Werneck

 

Por Fabio Martins

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

26 de abril de 2024
Multinacional de petróleo e gás vai apresentar os investimentos que fará no ES
25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo