Sindicatos Findes na TV: entrevista com o presidente do Sindirepa, Diego Receputi

O setor das indústrias de reparação de veículos do Espírito Santo foi destaque no programa Presença com Eustáquio Palhares, transmitido pela Rede TV ES.

Em entrevista, a presidente do Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios e de Materiais e Equipamentos Rodoviários e Ferroviários e de Inspeção de Segurança Veicular e de Equipamentos e Gás Natural Veicular do Estado do Espírito Santo (Sindirepa-ES), Diego Receputi, conversou sobre os desafios do setor com o advento das novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, e a evolução do setor automotivo com a transição para a eletromobilidade.

“A gente entende que o mercado será múltiplo. Então, vão continuar existindo os carros a combustão, os carros a GNV, e agora entram os eletrificados, que são os híbridos e os elétricos. De forma geral, o que as oficinas de reparação precisam saber é que elas devem estar atualizadas com o mercado que está em circulação, né? O que vai acontecer no futuro? Pode ser que surjam empresas voltadas a nichos específicos. Por exemplo, uma oficina que conserta apenas eletrificados, ou apenas veículos a GNV, ou só a combustão. Isso pode acontecer também. Mas é importante que todos esses nichos estejam contemplados e que o consumidor, de forma geral, tenha onde consertar esses veículos. Então, o Sindirepa se preocupa com essa questão”, pontuou.

Receputi também avaliou o impacto da I.A generativa na mão de obra para o setor. “Hoje as oficinas estão adotando layouts mais limpos e estão se tornando mais tecnológicas. Entendemos que a I.A vai ajudar principalmente na questão do atendimento. Mas, substituir o ser humano que executa o serviço, acredito que ainda não é o momento. A oficina ainda é um trabalho um pouco artesanal. Você tem ferramentas que ajudam, mas ainda precisa ter o profissional lá, o mecânico, o lanterneiro, o pintor. Mas acho que a I.A vem para somar a isso tudo”, observou.

Atualmente, das indústrias de reparação de veículos do Espírito Santo conta com 2.300 empresas em funcionamento. Juntas, elas empregam 18 mil trabalhadores e faturam, anualmente, R$ 1 bilhão, contribuindo ativamente para a economia capixaba.

O presidente do Sindirepa também destacou o trabalho do Senai para a capacitação e a atualização de profissionais para o setor. “O Senai é, hoje, a maior ferramenta que o setor de reparação automotiva tem no Espírito Santo. Temos um Centro de Excelência em Mobilidade, no Senai Vitória, que envolve mecânica a diesel, mecânica a combustão, e agora também os híbridos, os elétricos e as motocicletas. E, principalmente, contamos com montadoras que apoiam aquela unidade, levando seu conhecimento para capacitar o nosso mercado”, pontuou.

Confira a entrevista completa:

Por Fiorella Gomes

 

Mais informações | SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente

Telefone: 0800 102 0880   Whatsapp: 27 99841-2270 (clique aqui)
E-mails: [email protected] | [email protected] | [email protected] | [email protected]

 

RELAÇÕES COM A IMPRENSA | FINDES 
Fiorella Gomes – Assessoria de Imprensa 
Telefone: (27) 99623-8089
E-mail: [email protected]

Anderson Barollo – Assessoria de Imprensa
Telefone: (27) 99623-8089
E-mail: [email protected]

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

12 de novembro de 2025
Informe Estratégico – Novas Regras do PAT
12 de novembro de 2025
PIM-PF: ES lidera crescimento de produção industrial do país com alta de 7,5% no ano
11 de novembro de 2025
Informe Estratégico – A Reforma Trabalhista de 2017: Oito anos de modernização das relações laborais