Senai-ES realiza duas competições de alunos na Mec Show

A largada para a segunda edição da Olimpíada Senai de Ocupações, que acontece durante a Feira da Metalmecânica, Energia e Automação (Mec Show), foi dada nessa terça-feira (18). Os competidores ouviram as instruções dos técnicos e de gerentes do Senai-ES. O gerente executivo de Educação e Tecnologia do Senai-ES, João Marcos Del Puppo, destacou que o objetivo é apresentar os serviços da entidade de maneira prática. “Estamos aqui para mostrar a transformação que o Senai pode trazer para a vida das pessoas, aproximando os cursos da sociedade”, explicou o gestor.

A competição reúne 30 alunos de sete unidades do Senai-ES: Vitória, Colatina, Linhares, Serra, Cachoeiro de Itapemirim, Vila Velha, São Mateus, Aracruz e Centro Integrado de Ações Móveis, que competem nas seguintes ocupações: Soldagem, Manufatura Integrada, Manutenção Mecânica, Mecatrônica, Eletricidade Industrial e Desenho Mecânico (CAD). Os alunos do curso de Logística também participam do evento demonstrando suas atividades.

A ideia é que, em um espaço de 700 metros quadrados, os aprendizes realizem provas práticas em situações correlatas às do respectivo ambiente industrial, utilizando ferramentas e equipamentos empregados no dia a dia da indústria. Eles executarão as tarefas dentro de prazos e com padrões específicos de qualidade. Os vencedores receberão medalhas e certificados de participação. Trata-se de um incentivo a mais para os futuros profissionais da indústria.

Grand Prix de Inovação

Ainda na Mec Show, o Senai realiza o Grand Prix de Inovação, uma iniciativa da instituição para desenvolver, em seus alunos de cursos técnicos, a capacidade de trabalhar em grupo, propor ações inovadoras e pensar de forma empreendedora, solucionando problemas reais das indústrias.

Esta é a primeira vez que a competição acontece em uma feira de negócios. Outra novidade é que cada equipe, além de alunos e instrutores especialistas do Senai e do Ifes, tem a participação de algum representante da indústria. Três empresas foram selecionadas pelo Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico (CDMEC): Conami, HKM e SMA Automação. O gerente de Inovação do Sistema Findes, Iomar Cunha, afirmou que a iniciativa tem o objetivo de proporcionar uma maior imersão dos alunos nas questões práticas das indústrias. “Queremos também que os projetos e ideias sejam práticos e solucionem problemas reais”, disse.

As quatro equipes terão 20 horas para solucionar dois desafios propostos pelo CDMEC: “Como realizar a soldagem em montagem de carcaças de equipamentos de forma rápida e automatizada em uma linha de produção?” e “Como realizar manutenções preventivas e corretivas de corrosão em guindastes metálicos, de forma segura, rápida e com baixo custo de execução?”. O resultado será anunciado na quinta-feira (20).

 

Por Evelyn Trindade

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

30 de abril de 2024
Informe Estratégico – TST irá definir tese quanto ao direito de oposição à contribuição assistencial
29 de abril de 2024
Informe Estratégico – Alteração no cronograma de implantação do Domicílio Eletrônico Trabalhista
26 de abril de 2024
Informe Estratégico – Novas Portarias sobre exames toxicológicos a motoristas empregados